Deputados de MS aceleram tramitação do Estatuto da Microempresa e projeto para promoção na PM
Matérias devem ser votadas até dezembro
Adriel Mattos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Alems (Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul) aprovou na sessão desta terça-feira (1º) dois acordos de lideranças para acelerar a tramitação de dois projetos de lei de autoria do Poder Executivo. Ambas devem ser aprovadas até dezembro.
O primeiro acordo é para o Projeto de Lei Complementar 9/2022, que dispõe sobre o Estatuto Estadual da Microempresa, da Empresa de Pequeno Porte e do Microempreendedor Individual.
O segundo é para o Projeto de Lei 256/2022, que altera a Lei 61/1980, que regulamenta as promoções na PMMS (Polícia Militar) e CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar). A matéria foi enviada pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) na segunda-feira (31).
Nos dois casos, o texto será distribuído na CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) em 9 de novembro, tendo o parecer aprovado no dia 17. As matérias vão à primeira discussão em plenário no dia 17.
No dia 23, o Projeto de Lei 256/2022 deve ser votado pela segunda vez, enquanto a proposta do Estatuto da Micro e Pequena Empresa precisa ser aprovado novamente pela CCJR. A votação final desta matéria será em 1º de dezembro.
Estatuto da Micro e Pequena Empresa
O Estatuto da Microempresa estabelece um arcabouço legal que permite uma maior agilidade nos atos de abertura e baixa de empresas, conforme a Lei Complementar Federal 123/2006, e a integração de sistemas.
Ainda está previsto o sistema de classificação de risco das atividades econômicas para fins de atos públicos de liberação, como, por exemplo, licenças, alvarás e cadastros.
Além disso, serão concedidos incentivos para a participação dos pequenos negócios nas compras públicas do Estado, como instituições de cadastro de fornecedores, de acesso livre; vedação de especificações na licitação que restrinjam a participação das pequenas empresas; prioridade de contratação de empresas locais até o limite de 10% do melhor preço; reserva exclusiva aos pequenos negócios da participação em processos licitatórios de menor valor; e garantia de participação em todos os processos licitatórios.
Projeto de promoção na PM
As promoções por antiguidade e merecimento na PM passam a ser nos dias 21 de abril, 2 de junho, 5 de setembro e 25 de dezembro. No Corpo de Bombeiros, os atos serão realizados nas vagas abertas e divulgadas 20 dias antes.
Na justificativa, Reinaldo apontou que a Lei 5.789/2021, que alterou a Lei 61/1980, criou tratamento desigual para oficiais e praças da PM, além de resgatar a norma de promoção para bombeiros.
Notícias mais lidas agora
- Idoso de 70 anos morre na Santa Casa após cair em hélice de roçadeira em chácara
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
Últimas Notícias
Inscrições para processo de estágio e residência no MPMS encerram na próxima semana
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site da Fapec
Idoso de 70 anos morre na Santa Casa após cair em hélice de roçadeira em chácara
Idoso sofreu vários ferimentos no braço
Putin ordena produção em série de míssil hipersônico Oreshnik, testado na guerra na Ucrânia
Ele descreveu o uso na Ucrânia como bem-sucedido e disse que a nova arma mostra a superioridade militar da Rússia no conflito
Após denúncias, sindicato recua e greve dos ônibus é cancelada em Campo Grande
Horas antes, funcionários e ex-funcionários denunciaram estratégia
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.