Pular para o conteúdo
Política

Regras do Debate Midiamax vão favorecer confronto direto entre candidatos ao Governo

Debate será realizado na segunda-feira (19) às 20h
Dândara Genelhú -
debate
Debate acontece no dia 19 de setembro, às 20h

Oito candidatos ao Governo de Mato Grosso do Sul se reúnem na próxima segunda-feira (19), às 20h, para o Debate Midiamax. As regras do debate, que vai proporcionar confronto direto entre os candidatos na reta final da campanha, foram discutidas entre todos os representantes dos políticos.

O encontro para determinar as regras aconteceu com antecedência, em junho, para possibilitar a preparação dos candidatos. Historicamente, o garante participação igualitária de todos os candidatos. Em 2016, o Jornal Midiamax realizou debate entre os 11 candidatos à prefeitura de Campo Grande.

O confronto deste ano entre os 8 políticos que tentam chegar ao Governo de Mato Grosso do Sul será no auditório do Crea-MS (Conselho Regional de Agronomia e Engenharia de Mato Grosso do Sul).

O debate será transmitido em tempo real para os 79 municípios do Estado pela TV Uol, home do Jornal Midiamax, Facebook, YouTube, TVE, TV Imaculada e Rádio Difusora, além de um pool de rádios do interior de Mato Grosso do Sul.

Confirmaram presença os candidatos: Adonis Marcos (Psol), André Puccinelli (MDB), Capitão Contar (PRTB), Eduardo Riedel (PSDB), Giselle Marques (PT), Magno de Souza (PCO), (PSD) e Rose Modesto (União Brasil).

Onde acompanhar?

Além de poder acompanhar o debate ao vivo no site do Jornal Midiamax, haverá também transmissão em tempo real no canal do YouTube e na página no Facebook, contando com transmissão nacional pela página do Uol, na TV Uol.

A TVE (Canal 4.1 em , 13.1 em e Região e Canal 15 da NET) vai retransmitir o sinal. Ou seja, a partir das 20h do dia 19 de setembro será possível assistir ao debate na íntegra nesses canais.

Além disso, o debate será transmitido na TV Imaculada (Canal 15.1 UHF e 521 da NET em Campo Grande), na Rádio Difusora Pantanal (101.9 FM) e também poderá ser acompanhado em tempo real por eleitores dos 79 municípios sul-mato-grossenses, em diversas outras emissoras do Estado que vão transmitir o evento.

Regras do debate

As regras e temas do debate foram definidos durante reunião com representantes dos candidatos a governador de Mato Grosso do Sul. O debate acontecerá em cinco blocos, seguindo um modelo aprovado pelos candidatos.

1º bloco

Neste momento, será realizado sorteio da ordem — que será utilizada para os blocos acordados — para questionamentos dos próximos blocos, realizados pelo mediador ao vivo. Também no primeiro bloco, os oito candidatos poderão se apresentar em 1 minuto e 30 segundos.

2º bloco

Cada candidato terá direito a fazer uma pergunta para outro candidato, que será sorteado na hora. Os questionamentos deverão ser sobre os seguintes temas: Saúde, Educação, Segurança Pública, Infraestrutura e Saneamento, Combate à Corrupção e Transparência, Servidor Público, Desenvolvimento Econômico e Emprego, Habitação, Ambiente, Turismo, e Assistência Social.

  • Pergunta: 45 segundos
  • Resposta: 2 minutos
  • Réplica: 45 segundos
  • Tréplica: 45 segundos

3º bloco

Cada candidato terá total liberdade para escolher um candidato para questionar e qual pergunta irá realizar. Cada candidato poderá ser escolhido para responder apenas uma vez.

  • Pergunta: 45 segundos
  • Resposta: 2 minutos
  • Réplica: 45 segundos
  • Tréplica: 45 segundos

4º bloco

Cada candidato poderá fazer uma pergunta para outro concorrente sorteado na hora. Neste bloco, será sorteado outro postulante para comentar a resposta. Logo após o comentário, quem perguntou poderá realizar réplica e quem respondeu pode fazer tréplica.

  • Pergunta: 45 segundos
  • Resposta: 2 minutos
  • Comentário: 1 minuto
  • Réplica: 45 segundos
  • Tréplica: 45 segundos

5º bloco

Um novo sorteio será realizado no último bloco para definir a ordem de considerações finais dos candidatos. Cada candidato terá 2 minutos para considerações finais.

Direito de resposta

Haverá uma banca jurídica para julgar os pedidos de direito de resposta, feitos pelas assessorias jurídicas de cada candidato. As equipes dos postulantes podem acionar a banca quando julgarem que houve prejuízo para o candidato ou abuso por parte de concorrente.

O tempo do direito de resposta será de 30 segundos, concedidos ao fim do mesmo bloco ou início do bloco seguinte.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corpo encontrado em córrego de Ribas do Rio Pardo é de operador de máquinas desaparecido

Eduardo Bolsonaro agradece Trump por revogar visto de Moraes: “Só o começo”

Durante passeio com a família, sargento de MS salva duas pessoas após barco virar na Bolívia

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

Últimas Notícias

Polícia

Pitbull é resgatado em meio a fezes, sem água e comida, no Santo Eugênio

Animal estava amarrado e exposto ao frio

Política

STF tem placar de 4 votos a 0 para manter cautelares contra Jair Bolsonaro

Ainda falta o voto do ministro Luiz Fux

Política

Barroso saiu dos EUA quatro dias antes de anúncio de revogação de vistos

Ministro chegou ao país no dia 4 e foi embora no dia 14

Política

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Apenas três estarão fora da lista de sancionados pelo governo norte-americano