Pular para o conteúdo
Política

Regras do Debate Midiamax vão favorecer confronto direto entre candidatos ao Governo

Debate será realizado na segunda-feira (19) às 20h
Dândara Genelhú -
debate
Debate acontece no dia 19 de setembro, às 20h

Oito candidatos ao Governo de Mato Grosso do Sul se reúnem na próxima segunda-feira (19), às 20h, para o Debate Midiamax. As regras do debate, que vai proporcionar confronto direto entre os candidatos na reta final da campanha, foram discutidas entre todos os representantes dos políticos.

O encontro para determinar as regras aconteceu com antecedência, em junho, para possibilitar a preparação dos candidatos. Historicamente, o Debate Midiamax garante participação igualitária de todos os candidatos. Em 2016, o Jornal Midiamax realizou debate entre os 11 candidatos à prefeitura de Campo Grande.

O confronto deste ano entre os 8 políticos que tentam chegar ao Governo de Mato Grosso do Sul será no auditório do (Conselho Regional de Agronomia e Engenharia de Mato Grosso do Sul).

O debate será transmitido em tempo real para os 79 municípios do Estado pela TV Uol, home do Jornal Midiamax, Facebook, YouTube, TVE, TV Imaculada e Rádio Difusora, além de um pool de rádios do interior de Mato Grosso do Sul.

Confirmaram presença os candidatos: Adonis Marcos (Psol), (MDB), Capitão Contar (PRTB), (PSDB), Giselle Marques (PT), Magno de Souza (PCO), Marquinhos Trad (PSD) e Rose Modesto (União Brasil).

Onde acompanhar?

Além de poder acompanhar o debate ao vivo no site do Jornal Midiamax, haverá também transmissão em tempo real no canal do YouTube e na página no Facebook, contando com transmissão nacional pela página do Uol, na TV Uol.

A TVE (Canal 4.1 em , 13.1 em e Região e Canal 15 da NET) vai retransmitir o sinal. Ou seja, a partir das 20h do dia 19 de setembro será possível assistir ao debate na íntegra nesses canais.

Além disso, o debate será transmitido na TV Imaculada (Canal 15.1 UHF e 521 da NET em Campo Grande), na Rádio Difusora Pantanal (101.9 FM) e também poderá ser acompanhado em tempo real por eleitores dos 79 municípios sul-mato-grossenses, em diversas outras emissoras do Estado que vão transmitir o evento.

Regras do debate

As regras e temas do debate foram definidos durante reunião com representantes dos candidatos a governador de Mato Grosso do Sul. O debate acontecerá em cinco blocos, seguindo um modelo aprovado pelos candidatos.

1º bloco

Neste momento, será realizado sorteio da ordem — que será utilizada para os blocos acordados — para questionamentos dos próximos blocos, realizados pelo mediador ao vivo. Também no primeiro bloco, os oito candidatos poderão se apresentar em 1 minuto e 30 segundos.

2º bloco

Cada candidato terá direito a fazer uma pergunta para outro candidato, que será sorteado na hora. Os questionamentos deverão ser sobre os seguintes temas: Saúde, Educação, Segurança Pública, Infraestrutura e Saneamento, Combate à Corrupção e Transparência, Servidor Público, Desenvolvimento Econômico e Emprego, Habitação, Ambiente, Turismo, Impostos e Assistência Social.

  • Pergunta: 45 segundos
  • Resposta: 2 minutos
  • Réplica: 45 segundos
  • Tréplica: 45 segundos

3º bloco

Cada candidato terá total liberdade para escolher um candidato para questionar e qual pergunta irá realizar. Cada candidato poderá ser escolhido para responder apenas uma vez.

  • Pergunta: 45 segundos
  • Resposta: 2 minutos
  • Réplica: 45 segundos
  • Tréplica: 45 segundos

4º bloco

Cada candidato poderá fazer uma pergunta para outro concorrente sorteado na hora. Neste bloco, será sorteado outro postulante para comentar a resposta. Logo após o comentário, quem perguntou poderá realizar réplica e quem respondeu pode fazer tréplica.

  • Pergunta: 45 segundos
  • Resposta: 2 minutos
  • Comentário: 1 minuto
  • Réplica: 45 segundos
  • Tréplica: 45 segundos

5º bloco

Um novo sorteio será realizado no último bloco para definir a ordem de considerações finais dos candidatos. Cada candidato terá 2 minutos para considerações finais.

Direito de resposta

Haverá uma banca jurídica para julgar os pedidos de direito de resposta, feitos pelas assessorias jurídicas de cada candidato. As equipes dos postulantes podem acionar a banca quando julgarem que houve prejuízo para o candidato ou abuso por parte de concorrente.

O tempo do direito de resposta será de 30 segundos, concedidos ao fim do mesmo bloco ou início do bloco seguinte.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Familiares fazem vaquinha para Cecília, que nasceu com doença congênita

Copa do Nordeste: Bahia vence Confiança por 4 a 1 e encaminha título

Dupla que matou jovem em conveniência se apresenta à polícia

Rei da Pornochanchada, David Cardoso se recupera de infecção generalizada causada pela chikungunya

Notícias mais lidas agora

Após reportagem, promotor de Nova Alvorada manda depoimento de servidor para delegacia

Segundo dia: julgamento de Bolsonaro no STF avança e será retomado na próxima semana

VÍDEO: adolescente fica em estado gravíssimo ao ser atropelado no Monte Castelo

Tarifa social de energia elétrica é aprovada em comissão do Congresso

Últimas Notícias

Brasil

CNU 2025: confira as 228 cidades onde serão aplicadas as provas

Candidato escolheu a cidade onde quer fazer a prova e não pode mais alterar

Polícia

Polícia autua proprietário rural por construção irregular às margens do Rio Taquari

Foi identificada uma estrutura metálica de aproximadamente 60 m²

Polícia

Receita e Polícia Federal apreendem R$ 300 mil em produtos contrabandeados

Entre as mercadorias apreendidas estão produtos eletroeletrônicos

Brasil

CGU abre 40 processos sobre descontos ilegais em pensões do INSS

O PAR é um mecanismo previsto na Lei Anticorrupção