O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) proibiu o transporte de armas e munições nas Eleições de 2022. Assim, o transporte e porte ficam proibidos 24h antes das votações, no dia das votações e 24h após.

Ou seja, a proibição vale de sábado (1º) até segunda-feira (3). A resolução foi aprovada pelos ministros do TSE nesta quinta-feira (29).

Assim, a decisão é válida em todo o território nacional, até para colecionadores, atiradores e caçadores. Em 30 de agosto, o Tribunal decidiu pela proibição do porte de armas de fogo nos locais de votação e no perímetro de 100 metros.

TSE proíbe armas nas eleições

Na sessão, o ministro Ricardo Lewandowski afirmou que “armas e votos não se misturam”. Segundo o TSE, a medida tem como objetivo proteger o exercício do voto de qualquer ameaça possível, prevenindo confrontos armados causados pela violência política.

“É proibido aos membros da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, das Polícias Federal, Civil e Militar, bem assim aos integrantes de qualquer corporação armada, aproximar-se das seções de votação portando armas, salvo se convocados pelo presidente da mesa receptora de votos ou pela autoridade eleitoral”, lembrou o ministro relator.