Pular para o conteúdo
Política

Vereadores aprovam proibição de fogos de artifício com barulho em Campo Grande

Lei em vigor restringia soltura de qualquer tipo, com ou sem estampido
Arquivo -
Vereadores durante sessão na Câmara Municipal de Campo Grande
Vereadores durante sessão na Câmara Municipal de Campo Grande

Os vereadores aprovaram projeto de lei que proíbe queima de fogos com estampido e com efeito sonoro no perímetro urbano, autorizando a soltura na área rural. Legislação que barra todo tipo (com ou sem barulho) já estava em vigor, mas parlamentares quiseram adequar regras para não prejudicar o comércio deste produto. A proibição do artifício com barulho é reivindicação de pessoas ligadas à causa animal e também familiares de pessoas com autismo. 

Segundo o texto original, de autoria do vereador (SD), fica proibida a queima e soltura de fogos com nível de ruído 120 dBA (cento e vinte decibéis), à distância mínima de 100 metros de sua deflagração, assim como qualquer artefato pirotécnico de efeito sonoro acima deste limite. A proibição em área urbana foi emenda da vereadora (PT).

No entendimento dos vereadores, a proposta com a emenda ‘atende às duas demandas’, causa animal e pessoas que sofrem com o barulho, mas também empresários que poderão comercializar os artifícios sem barulho.

Foram 25 votos favoráveis e dois contrários, dos parlamentares Junior Coringa e Delei Pinheiro, ambos do PSD. Este segundo vereador citou que a proposta estava confusa, por isso votou contrário.

A princípio, o vereador Papy colocou emenda sobre publicidade vertical, o que nada teria de relação com soltura de fogos. Neste caso, antes, foi votada em separado da proposta sobre os artifícios. Mesmo assim, causou confusão e dúvida.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Três Lagoas terá nova escola municipal por R$ 11,23 milhões

Lula emplaca nova marca, mas efeito depende de desempenho econômico, avaliam analistas

CARLO ACUTIS ROUPA

‘Momento histórico’: Com cortejo e fogos, chegada da roupa de Carlo Acutis mobilizou até bombeiros

Empresa que vai pavimentar ruas de bairros em Rio Verde terá 18 meses para concluir a obra

Notícias mais lidas agora

Acompanhe AO VIVO: STF inicia julgamento de Bolsonaro e mais sete aliados

Conselho Tutelar tem 10 dias para explicar falhas ao atender Emanuelly em Campo Grande

Semana de Canonização: veja programação desta terça na Capela do Milagre em Campo Grande

Policial penal preso pelo Gaeco com cocaína ‘fazendo serviço extra’ para detentos perde cargo 

Últimas Notícias

Sem Categoria

Cultura Ballroom: Para celebrar a identidade, Campo Grande terá baile LGBT neste mês

Evento é inspirado na Cultura Ballroom ou, em português, Cultura de Baile, que surgiu nos anos 1920 em Nova York

Mundo

Número de mortos no terremoto no Afeganistão sobe para 1,4 mil

Tremor de magnitude 6 deixou também mais de 3 mil feridos

Cotidiano

Morre cão que foi atacado por pit bulls no Portal Caiobá

Tutor relatou que animal foi levado para a clínica veterinária, entretanto, ele foi ferido com várias mordidas no pescoço

Famosos

Quem vai substituir William Bonner? Conheça o novo âncora do Jornal Nacional

TV Globo fez uma ‘dança das cadeiras’ entre os jornais da programação ao definir o substituto de William Bonner no Jornal Nacional