Sem previsão de multa, lei proíbe aviso de ‘não nos responsabilizamos’ em estacionamentos
Projeto cita entendimento do STF de que os locais são responsáveis por eventuais furtos
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Prefeitura de Campo Grande sancionou projeto de lei que proíbe uso de placas informativas, bilhetes, cupons em estacionamentos com avisos de ‘não nos responsabilizamos por objetos deixados no interior do veículo’ ou algo da mesma natureza. Mas foram vetados itens que previam punições por descumprimento.
De acordo com o texto divulgado no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) desta quinta-feira (7), a regra vale para locais pagos, como comércios e públicos. “Enquadram-se nesta Lei as empresas especializadas no serviço de estacionamento, ainda que prestem serviço terceirizado a empresas ou instituições sem fins lucrativos ou filantrópicos”.
Em contrapartida, a prefeitura vetou os artigos 3º e 4º que previam advertência verbal; por escrito; multa de R$ 500 e, em caso de persistência da infração, o alvará de funcionamento poderia ser suspenso, até que a empresa se enquadrasse nos ditames da lei.
Segundo a justificativa, ‘há vício formal de constitucionalidade’ nos itens, por impor penalidades aos destinatários relacionados ao poder de polícia, que compete à secretaria vinculada ao assunto.
Apresentada pelo vereador Beto Avelar (PSD), a proposta cita que aviso de ‘não responsabilidade’ em estacionamentos é considerada cláusula abusiva, portanto, nula, de acordo com o artigo 51 do Código de Defesa do Consumidor.
Também se enquadram nas disposições de amparo ao consumidor, os serviços de manobristas, oferecidos em eventos, shows, bares e casas noturnas, conhecido como “vale servisse”, cujos proprietários ou seu representante legal, são responsáveis por qualquer dano ao veículo automotor sob a sua guarda, traz a justificativa.
Ainda, entendimento do STF (Supremo Tribunal Federal) aponta que “a empresa responde, perante o cliente, pela reparação de danos ou furto de veículo ocorridos em seu estabelecimento”. A lei, conforme consta no Diogrande, entra em vigor nesta quinta-feira (7).
Notícias mais lidas agora
- Empresário vítima de infarto aos 36 anos fazia uso de anabolizantes esporadicamente, diz irmão
- Idosa é presa e comparsa foge após tentar abrir conta com documentos falsos em agência bancária
- Mulher morre após ser atingida por raio dentro de casa durante temporal em MS
- Faccionados do PCC quebram parede de cela e fogem do semiaberto da Gameleira em Campo Grande
Últimas Notícias
Benefícios sociais foram os que mais sofreram alterações no pacote fiscal
Foram 11 mudanças no texto do relator na Câmara
Motociclista é socorrida com ferimentos graves após ser arremessada por cerca de 10 metros no interior de MS
O condutor do veículo fugiu do local
Náutico e Instituto Ismaily disputam título do Estadual Sub-17 neste sábado
A partida encerra o calendário de competições da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul em 2024
Discussão por cancelamento de corrida acaba com motorista de aplicativo esfaqueando cliente em Campo Grande
Na unidade de saúde, a polícia foi informada que o golpe foi superficial, não atingindo nenhum órgão, mas que ele seria encaminhado para Santa Casa para melhor avaliação.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.