Nesta quarta-feira (13), o secretário nacional de Qualidade Ambiental do Ministério do , André França, visita cidades de Mato Grosso do Sul. Ele realizará entrega de equipamentos para coleta de resíduos.

Os municípios que recebem os equipamentos são e Jardim, a 330 e 226 quilômetros de Campo Grande, respectivamente. Serão entregues 10 veículos e 16 equipamentos para o sistema de coleta seletiva de resíduos recicláveis. Além disso, o maquinário garante a disposição final adequada ao meio ambiente. 

A primeira agenda ocorrerá em Costa Rica, onde o investimento total foi de R$ 4.018.059,09 e beneficiará 21,5 mil moradores da região. Ao todo, serão entregues um caminhão compactador; um caminhão-basculante; um caminhão-gaiola; um caminhão-pipa; um rolo compactador; uma pá carregadeira; um trator de esteira e uma pá carregadeira compacta. Os equipamentos consistem em uma moega para recepção; um triturador de vidros; duas prensas hidráulicas verticais; uma prensa hidráulica horizontal; um triturador de orgânicos; uma empilhadeira elétrica; duas esteiras transportadoras e uma esteira de elevação. O resultado será a destinação final ambientalmente adequada de 7.200 toneladas de resíduos por ano.

Na cidade de Jardim, serão 26,3 mil beneficiados a partir do investimento total de R$ 1.017.502,05. Serão entregues um caminhão compactador; um caminhão-toco para coleta seletiva; um triturador de vidro, uma prensa hidráulica, uma compactadora enfardadora; uma esteira de triagem; duas balanças. Os equipamentos devem contribuir para melhorar a gestão de quase 8.000 toneladas de resíduos gerados por ano na cidade.

A visita e entrega de equipamentos fazem parte do Programa Lixão Zero, do Ministério do Meio Ambiente.