Política

Secretário do Meio Ambiente visita MS para entrega de equipamentos nesta quarta-feira

Dois municípios do Estado recebem o secretário nacional de Qualidade Ambiental

Dândara Genelhú Publicado em 13/10/2021, às 07h16

Secretário de Qualidade Ambiental, do Ministério do Meio Ambiente, André França.
Secretário de Qualidade Ambiental, do Ministério do Meio Ambiente, André França. - Foto: Reprodução | Ministério do Meio Ambiente.

Nesta quarta-feira (13), o secretário nacional de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França, visita cidades de Mato Grosso do Sul. Ele realizará entrega de equipamentos para coleta de resíduos.

Os municípios que recebem os equipamentos são Costa Rica e Jardim, a 330 e 226 quilômetros de Campo Grande, respectivamente. Serão entregues 10 veículos e 16 equipamentos para o sistema de coleta seletiva de resíduos recicláveis. Além disso, o maquinário garante a disposição final adequada ao meio ambiente. 

A primeira agenda ocorrerá em Costa Rica, onde o investimento total foi de R$ 4.018.059,09 e beneficiará 21,5 mil moradores da região. Ao todo, serão entregues um caminhão compactador; um caminhão-basculante; um caminhão-gaiola; um caminhão-pipa; um rolo compactador; uma pá carregadeira; um trator de esteira e uma pá carregadeira compacta. Os equipamentos consistem em uma moega para recepção; um triturador de vidros; duas prensas hidráulicas verticais; uma prensa hidráulica horizontal; um triturador de orgânicos; uma empilhadeira elétrica; duas esteiras transportadoras e uma esteira de elevação. O resultado será a destinação final ambientalmente adequada de 7.200 toneladas de resíduos por ano.

Na cidade de Jardim, serão 26,3 mil beneficiados a partir do investimento total de R$ 1.017.502,05. Serão entregues um caminhão compactador; um caminhão-toco para coleta seletiva; um triturador de vidro, uma prensa hidráulica, uma compactadora enfardadora; uma esteira de triagem; duas balanças. Os equipamentos devem contribuir para melhorar a gestão de quase 8.000 toneladas de resíduos gerados por ano na cidade.

A visita e entrega de equipamentos fazem parte do Programa Lixão Zero, do Ministério do Meio Ambiente.

Jornal Midiamax