Os deputados estaduais de Mato Grosso do Sul, analisaram e aprovaram em primeira votação nesta quinta-feira (29), projeto de lei que cria o Dia Estadual de Conscientização e Proteção ao Ciclista, a ser comemorado, anualmente, todo dia 10 de março.

A data para comemoração foi escolhida em homenagem à jovem estudante de Emanuelle Aleixo Gorski, que morreu atropelada em Campo Grande, enquanto pedalava no Parque dos Poderes. 

O autor do projeto é o deputado estadual Renato Câmara (MDB). Conforme o texto proposto, estão entre os objetivos promover debates, reflexões e eventos sobre a mobilidade sustentável e segurança de ciclistas no trânsito, motivando soluções inovadoras de gestão pública; além de incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte; estimular o uso da bicicleta como atividade desportista, e recreativa; e sensibilizar a sociedade, empreendedores privados e os gestores públicos, dos benefícios socioeconômicos da prática do ciclismo, sobre a segurança no trânsito e direitos dos ciclistas.

Segundo a justificativa apresentada na proposta legislativa, Câmara diz que a sociedade e o Estado devem unir esforços. “Para atuar em processos educativos em escolas, entidades, órgãos públicos e privados, de modo a promover parcerias com o intuito de preservar vidas”.

A proposta legislativa precisa passar pela segunda votação para ir à sanção do governo estadual.