Projeto de lei protocolado na (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) quer tornar essencial, as atividades prestadas  pelos profissionais cabeleireiros, barbeiro, esteticista, manicure, pedicure, micropigmentadora, bronzeamento, depilador, maquiador, durante a pandemia da Covid-19, em Mato Grosso do Sul. 

A proposta começou a tramitar na Casa de Leis no último dia 8 e é de autoria de (sem partido).

Segundo o texto, são essenciais as atividades, em todo o território de Mato Grosso do Sul, os serviços prestados pelos profissionais cabeleireiros, barbeiros, esteticistas, manicures, pedicures, de micropigmentadoras, de bronzeamento, depiladores, maquiadores e atividade afins. 

A essencialidade dessas atividades deverá ser considerada para fins de aplicação de quaisquer normas regulatória, sanitária e/ou administrativa, em especial as que versem sobre a abertura física dos estabelecimentos onde as atividades são prestadas. 

O deputado justifica o projeto dizendo que muito tem se feito para evitar a propagação do vírus, dentre as quais adoção de medidas sanitárias e de isolamento da população. “Neste sentido, os Governos de Estados e Municípios têm editado decretos determinando o fechamento dos estabelecimentos comerciais não considerados como essenciais”. 

“O projeto de lei é um desses casos, pois, é cediço, e de senso comum, que os salões de higiene, beleza e bem-estar prestam, dentre outros, serviços que claramente se enquadram no conceito de higiene, necessários para que o indivíduo tenha sensação de bem-estar, saúde e conforto íntimo e mental”.