Dois projetos de lei apresentados nesta quarta-feira (24) à Alems (Assembleia Legislativa do Estado de ) criam mecanismos que reforçam os direitos de cidadãos com deficiência e acometidos por depressão. Ambos são de autoria do deputado estadual Capitão Contar (PSL).

O primeiro deles cria a Política de Diagnóstico e Tratamento da Síndrome da Depressão. O objetivo é realizar estudos e pesquisas visando o diagnóstico precoce da depressão a fim de prevenção; além de incentivar pacientes a procurar tratamento.

Também está prevista ações como palestras e acompanhamento constante de pacientes para minimizar os efeitos da doença no Estado. Na justificativa, Contar lembra que a depressão pode culminar em suicídio, caso o paciente fique desassistido. 

“Em recentíssima pesquisa divulgada no dia 18 de novembro de 2020 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) foi estimado que 10,1% da população de Mato Grosso do Sul sofre com depressão, o que equivale a 199 mil pessoas. Conforme os dados, esses números representam a 8ª maior proporção do País entre os estados e o Distrito Federal”, relatou.

O parlamentar prossegue apontando que a doença é a segunda que mais afeta os sul-mato-grossenses. “Em primeiro aparece a hipertensão, que aflige 24,5% da população. A depressão é a segunda, com 10,1% e em seguida estão: (7,8%), colesterol alto (6,8%), doença cardiovascular (5,2%) e, por fim, câncer (2,8%)”, destaca.

Novas escolas

Uma outra proposição institui diretrizes para criação de escolas bilíngues, em língua portuguesa e Libras (Língua Brasileira de Sinais). Dessa forma, garante-se a alunos com deficiência o ensino em Libras como primeira língua.

“Nesse espaço os que não são oralizados [surdos que não conhecem Libras] terão a oportunidade de aprender Libras. É significativo o progresso da educação para surdos, no que diz respeito ao acolhimento destes dentro de salas de ensino regular, onde as escolas inclusivas têm tido como objetivo incluir o aluno com deficiência no ambiente escolar com crianças ouvintes, dando-lhes oportunidade de relacionar-se com a sociedade e desenvolverem-se na educação”, ponderou Contar.

Bancos

Por fim, um outro projeto do parlamentar estabelece medidas para realização de prova de vida dos beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Caberá aos garantir o pleno acesso de aposentados e pensionistas para a realização do ato.

No caso de beneficiários que não possam se locomover, deverá ser feita uma avaliação in loco, seja em casa ou em um hospital. Caso a agência não tenha recursos para tal, poderá fazê-lo por meios digitais.

“Podemos destacar diversas matérias veiculadas na imprensa, de casos em que idosos precisam ser carregados no colo para dentro da agência bancária para provar que estão vivos e desbloquear o pagamento da aposentadoria. Isso é inaceitável e desumano”, escreveu o deputado.

Todas as matérias ainda devem ser analisadas pela CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), serem votadas em 1ª discussão, passar pelas comissões de mérito e serem novamente votadas. Após isso, os textos vão para análise do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).