Política

Ministros devem vir a MS acompanhar com Bolsonaro, lançamento de radar na fronteira

Ministros da Segurança, Agricultura e do Gabinete de Segurança Institucional devem vir a MS

Renata Volpe e Marcos Morandi Publicado em 30/06/2021, às 10h39

Militares na espera do presidente Jair Bolsonaro
Militares na espera do presidente Jair Bolsonaro - Marcos Morandi, Midiamax

Além do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), está confirmada a vinda de mais três ministros a Mato Grosso do Sul na manhã desta quarta-feira (30), em Ponta Porã, para inauguração do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro.

Conforme a lista, devem estar presentes o ministro da Justiça e Segurança, Anderson Torres, a ministra da Agricultura Tereza Cristina e o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno. 

A chegada está prevista para às 11h no Aeroporto Internacional de Ponta Porã. A segurança na fronteira está reforçada. 

Além disso, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), o senador Nelsinho Trad, deputados federais, os secretários estaduais Antônio Carlos Videira, Eduardo Riedel, Jaime Verruck também devem estar no evento. 

Ao todo são três equipamentos que operam 24 horas por dia, 365 dias por ano, podendo ser conectado aos Centros de Controle da FAB (Força Aérea Brasileira) e custaram R$ 127 milhões aos cofres públicos e coloca a nossa região dentro de um moderno esquema de segurança vigia e controle do tráfego aéreo. 

Fabricados no Brasil no interior paulista, em São Bernardo do Campo, os radares são montados sobre uma base de metal e contendo a forma oval, o equipamento faz parte de uma nova geração de radares primários de longo alcance. Eles possuem capacidade de altimetria, permitindo a identificação dos alvos com precisão, além de funções de proteção eletrônica que os resguardam contra interferências eletromagnéticas, sejam elas intencionais ou não.

Do Aeroporto Internacional a comitiva deverá seguir pela avenida Guia Lopes que dá acesso ao Anel Viário e o sistema de segurança aéreo está localizado em frente à Praça do Ciclista.

Jornal Midiamax