Pular para o conteúdo
Política

Enfrentando resistência no MDB, Simone foca em tirar votos do adversário no Senado

Faltando poucas bancadas para definir sua posição na eleição à presidência, a senadora Simone Tebet (MDB-MS) foca em tirar votos do adversário Rodrigo Pacheco (DEM-MG). O democrata foi lançado pelo atual presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP) e tem o endosso do presidente da República, Jair Bolsonaro. Antes mesmo do MDB escolher Simone, Pacheco se […]
Arquivo -

Faltando poucas bancadas para definir sua posição na eleição à presidência, a senadora (MDB-MS) foca em tirar votos do adversário Rodrigo Pacheco (DEM-MG). O democrata foi lançado pelo atual presidente da Casa, (DEM-AP) e tem o endosso do presidente da República, Jair Bolsonaro.

Antes mesmo do MDB escolher Simone, Pacheco se sagrou candidato e já reunia apoio. A legenda da sul-mato-grossense enfrenta pequenas divisões e o grupo do senador mineiro tenta se aproveitar delas.

Alcolumbre garante tirar oito dos 15 votos garantidos do MDB para Simone, segundo o site Poder360. A senadora já havia declarado que a bancada iria votar unida. 

Mas Luiz do Carmo (GO) deve contrariar a recomendação da liderança e seguir com o grupo do DEM, por orientação do governador Ronaldo Caiado (DEM-GO). Carmo era suplente de Caiado até 2019, quando o democrata assumiu o governo de Goiás.

Por outro lado, os líderes do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), e no Congresso, Eduardo Gomes (MDB-TO), devem manter a posição da legenda.   Adversário de Simone na disputa interna de 2019, Renan Calheiros (MDB-AL) também deve votar na colega de partido.

Em resposta, a emedebista está em busca de votos na aliança do adversário, contando com o apoio de senadores que não estão contentes com seus partidos apoiando Pacheco. No PP, Esperidião Amin (SC) já avisou que vai votar em Simone.

O PT entrou no bloco do DEM, mas também pode se dividir na votação de 2 de fevereiro. O Podemos, que anunciou apoio a Simone, está entre os dois candidatos. Alguns deles, como (RJ), declararam voto em Pacheco. Mas dois deles ainda estão indecisos.

No total, dez ainda não anunciaram suas posições, incluindo a colega de bancada de Simone, Soraya Thronicke (PSL-MS). Rede (2) e PSB (1) também estão indefinidos.

Virtualmente, Pacheco tem 44 votos e Simone, 29. Mas como ambos os lados contam com essas traições, o placar pode ser bem diferente no dia da eleição.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corpo encontrado em córrego de Ribas do Rio Pardo é de operador de máquinas desaparecido

Eduardo Bolsonaro agradece Trump por revogar visto de Moraes: “Só o começo”

Durante passeio com a família, sargento de MS salva duas pessoas após barco virar na Bolívia

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

Últimas Notícias

Polícia

Pitbull é resgatado em meio a fezes, sem água e comida, no Santo Eugênio

Animal estava amarrado e exposto ao frio

Política

STF tem placar de 4 votos a 0 para manter cautelares contra Jair Bolsonaro

Ainda falta o voto do ministro Luiz Fux

Política

Barroso saiu dos EUA quatro dias antes de anúncio de revogação de vistos

Ministro chegou ao país no dia 4 e foi embora no dia 14

Política

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Apenas três estarão fora da lista de sancionados pelo governo norte-americano