O município de recebeu 10 equipamentos para a instalação de cinco leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), para atender pacientes com Covid-19. Além dos equipamentos, a prefeitura também recebeu EPI's (Equipamentos de Proteção Individual), sendo oito mil máscaras N95 e quatro mil máscaras cirúrgicas.

Os equipamentos foram doados pelo Governo do Estado e vão substituir os antigos, para possibilitar a internação de pacientes com coronavírus que necessitem de estabilização, aguardando o surgimento de uma vaga hospitalar em leitos de UTI-Covid. Os equipamentos anteriormente instalados eram para transporte e não permitiam a permanência de pacientes por muito tempo na unidade.

De acordo com o prefeito Alan Guedes (PP), o município tem buscado a parceria com o governo estadual para melhorar o enfrentamento da Covid em Dourados. “Não tem sido fácil, mas com esse apoio, conseguindo trazer novos equipamentos e materiais modernos para compor novos leitos, pensando sempre no melhor para a população”, destaca.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, já foram enviados ao município, equipamentos para a instalação de 10 novos leitos de UTI e 20 leitos clínicos no futuro Hospital da Mulher e da Criança, anexo ao Hospital Universitário de Dourados. 

Em abril, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) entregou ao município, 10 camas elétricas, 10 respiradores, 10 monitores e 20 bombas de infusão para a montagem de leitos de UTI-Covid no Hospital da Vida.

Com assessoria