Pular para o conteúdo
Política

Congresso paraguaio decreta três dias de luto por morte de deputado vítima da Covid-19

O presidente do Congresso, senador Óscar Salomón (ANR), decretou três dias de luto no Congresso Nacional desde ontem, pelo falecimento do deputado Roberto Acevedo (PLRA), que representava o Departamento de Amambay. Ele morreu na manhã desta sexta-feira em Assunção, vítima da Covid-19. “Com profundo pesar, expresso minhas condolências à família e amigos do deputado federal […]
Arquivo -

O presidente do Congresso, senador Óscar Salomón (ANR), decretou três dias de luto no desde ontem, pelo falecimento do deputado Roberto Acevedo (PLRA), que representava o Departamento de Amambay. Ele morreu na manhã desta sexta-feira em Assunção, vítima da Covid-19.

“Com profundo pesar, expresso minhas condolências à família e amigos do deputado federal Robert Acevedo. Estaremos sempre ou lembraremos como um homem fiel às suas ideias e amante do seu querido Departamento de Amambay ”, disse o senador em nota publica em suas redes sociais.

Robert Acevedo foi senador de 2013 a 2018, e nesse período ocupou a presidência do Senado entre 2016 e 2017, onde segundo o presidente do Congresso, teve papel de destaque na prevenção da violação da Constituição com a imposição ilegal de reeleição presidencial.

Acevedo ocupou vários cargos em nome da PLRA. Ele foi vereador e presidente do Conselho Municipal de em 2002 e governador do departamento de Amambay no período de  2003 a 2008.

O político também foi  senador por dois períodos consecutivos (2003-2013, e em 2013-2018), quando foi presidente do Congresso Nacional, órgão que foi a principal frente de resistência contra aprovação do projeto ilegal alteração da Carta Magna com a qual se pretendia a reeleição presidencial de Horacio Cartes (ANR) e Fernando Lugo (FG).

Sua família sempre ocupou cargos eleitorais. Sua mulher Zulma Icassatti, é vereadora de Pedro Juan Caballero, seu irmão José Carlos é prefeito e seu outro irmão Ronald Acevedo é governador de Amambay.

Segundo o ABC Color, embora sempre se tenha declarado inimigo da máfia, seus adversários políticos tentaram vincular seu nome ao crime organizado. Em 2007 circulou boatos de vínculos comerciais entre a família Acevedo e o narcotraficante Fahd Jamil.

Apesar desses rumores, ainda segundo o jornal paraguaio, o deputado nunca foi oficialmente identificado ao narcotráfico, inclusive em 2004 recebeu o reconhecimento da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) por sua colaboração no combate a esse tipo de crime.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Arquidiocese de Campo Grande recebeu área para construção no Assentamento Estrela (Arquidiocese de Campo Grande, Divulgação)

Incra autoriza Arquidiocese de Campo Grande a usar área no Assentamento Estrela

Justiça condena operadora após cliente de MS descobrir linhas em seu nome

VÍDEO: Homem bate em carro e poste durante perseguição policial no Tiradentes

MP firma acordo com Câmara de Ivinhema para evitar servidores ‘apadrinhados’

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Eduardo Bolsonaro

Eduardo Bolsonaro diz que não vai renunciar ao mandato de deputado

Projeto de stylist exalta corpos transexuais com editoriais de moda feitos em Campo Grande

Últimas Notícias

Esportes

Entra em campo agora Juventude e Cruzeiro pelo Brasileirão

Jogo acontece na 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Mineirão

Transparência

Prefeito de MS vai pagar quase R$ 30 mil de multa para se livrar de ação judicial

Prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra (PSDB), cometeu crime ambiental e seria processado

Cotidiano

Mato Grosso do Sul registra mais 25 óbitos por síndrome respiratória

Nesta semana epidemiológica, 65 casos foram registrados, 120 a menos que na semana epidemiológica 27

Cotidiano

De incêndio a vazamentos: seguro residencial cresce na preferência de sul-mato-grossenses

Serviços se tornam alternativa diante de prejuízos causados pelas mudanças climáticas, como as chuvas fortes