Pular para o conteúdo
Política

Vice-prefeita de Bataguassu reclama de nomeações e deixa Secretaria de Assistência Social

Decisão foi adotada em meio às investigações instauradas na Câmara Municipal daquela cidade
Arquivo -

Zelia Bonfim, então secretária de Assistência Social e Políticas para Mulheres e vice-prefeita de , 335 quilômetros de , comunicou em sua conta no o pedido de demissão do cargo no primeiro escalão. O anúncio ocorre em meio às investigações instauradas pela Câmara Municipal em relação à gestão de saúde daquela cidade.

“Passado quatro meses, constantei por várias oportunidades que Bataguassu não vem sendo administrado pelo prefeito que escolhi para apoiar e auxiliar e sim por pessoas não eleitas democraticamente e nomeadas em cargos estratégicos, sem lastros com nossa cidade”, aponta em seu texto.

Sem apontar nomes ou fatos, a ex-secretária diz que tais pessoas não ‘demonstram compromisso com nossa população, fugindo dos ideias e propósitos’ do pleito eleitoral. Zellia afirma que tentou reverter o quadro, mas não foi atendida. 

Em nota, o prefeito Akira Otsubo (MDB) informou que recebeu com ‘pesar’ o pedido de exoneração de Zélia, que alegou motivos pessoais para tomar a decisão. “A nossa vice prefeita vinha desenvolvendo um excelente trabalho na pasta, especialmente junto aos mais necessitados”. Reforçou que a agora ex-secretária mantém-se ‘normalmente no cargo de vice-prefeita, atuando junto a administração municipal’.

“Zélia é uma pessoa de extrema competência e muito querida por todos nós. Seu trabalho como vice-prefeita continua normalmente, nos auxiliando no projeto de progresso e humanização que juntos definimos para Bataguassu”, ressaltou o prefeito.

CPI 
Em abril, a Câmara Municipal de Bataguassu aprovou abertura de CPI que vai apurar eventuais irregularidades na gestão de saúde públoca. O colegiado é resultado das denúncias apresentadas em relatório de uma comissão especial que foi criada anteriormente.

Segundo notificado, em 11 de janeiro, uma mulher grávida perdeu o bebê após não ter sido atendida por um ginecologista no pronto-socorro da Santa Casa de Bataguassu. O caso foi revelado duas semanas depois pelo jornal Cenário MS. Uma semana depois, um bebê morreu após não ter assistência pediátrica no mesmo .

Em depoimento à comissão especial, o então secretário municipal de Saúde afirmou que as mortes não ocorreram por falta de pessoal, mas por má conduta médica. Ainda conforme o relatório, as famílias da vítimas rebateram o secretário nas redes sociais, o que enseja mais esclarecimentos.

Também foi constatado que o hospital contratou médicos sem registro junto ao CRM/MS (Conselho Regional de Medicina). Outro fato apontado é que o sistema de saúde estaria sofrendo com influência de terceiros.

*Matéria atualizada às 9h26 para acréscimo de informação

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

MPMS abre inquérito após prefeitura de Jaraguari ignorar ofícios sobre danos ambientais

Câmara do Rio aprova projeto de lei que cria o ‘Dia da Cegonha Reborn’

Bataguassu licita obra de creche do Proinfância que poderá receber até 188 alunos por turno (FNDE, Divulgação)

Com licitação prevista para este mês, creche em Bataguassu custará até R$ 5,6 milhões

Dia das Mães: Busca por presentes de última hora movimenta o centro de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Família aposta em vendas de cestas artesanais para o Dia das Mães em Campo Grande

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

Nicole Kidman exibeu novo visual com cabelo curtíssimo no Met Gala 2025

Nicole Kidman surpreendeu ao surgir com os cabelos curtíssimos no tapete vermelho do Met Gala 2025, realizado no início desta semana , no Metropolitan Museum of Art, em Nova York (EUA). Conhecida por seus icônicos cabelos loiros e longos, a atriz surgiu irreconhecível ao adotar um corte pixie – um corte curto na altura da … Continued

Brasil

Nenhum aposentado terá prejuízo, diz Lula sobre descontos indevidos

Ele afirmou que o governo não quer fazer “um show de pirotecnia” com o caso, mas “apurar com muita seriedade” para encontrar os culpados

Cotidiano

Presídios de MS reforçam segurança no Dia das Mães

Tradicionalmente há aumento na movimentação interna durante a data, disse Agepen-MS

Transparência

Caarapó chama OSCs interessadas em levar universitários até Dourados por R$ 965 mil

Prefeitura de Caarapó abriu chamamento público para firmar termo de colaboração com OSCs interessadas no transporte de universitários do município até Dourados