O vereador Beto Avelar (PSD) avalia que a forma com a qual as medidas de enfrentamento ao novo coronavírus são tomadas em deveria servir de modelo para o país. Para ele, a antecipação dos feriados na próxima semana é uma prova de que a administração do prefeito Marquinhos Trad (PSD) está “focada em salvar vidas”.

“A medida demonstra que a prefeitura está focada em salvar vidas. A antecipação dos feriados é uma reação à situação da pandemia que se agravou em Campo Grande e em todo o Brasil nos últimos dias”, declarou Avelar.

O vereador, que é líder de Marquinhos na Câmara Municipal, também reforçou que “obviamente, ninguém é favorável ao fechamento e restrições”. Contudo, salientou que a medida foi adotada com base nos apontamentos de um colegiado técnico “que monitora a gravidade da pandemia na Capital e que estudou as mais diversas alternativas para chegar a essa decisão”.

Modelo para o país, afirma vereador

Avelar destacou que esse modo de trabalho deveria ser seguido pelo , “independentemente de política”. A ideia é se compor um grupo de trabalho para alinhar as políticas contra a Covid-19 em todo o país. Assim, será possível que “todos sigam as mesmas linhas de combate em seus Estados e municípios como forma de frear o aumento do número de casos registrados e ampliar a campanha de ção”.

Na quinta-feira (18), Marquinhos anunciou que não adotaria o (o fechamento completo das atividades não-essenciais). Contudo, anteciparia os feriados municipais até o mês de setembro para a próxima semana. Nesse período, haverá restrições para atividades que não sejam consideradas essenciais.

Assim, de 22 a 26 de março (de segunda a sexta-feira) serão antecipados os feriados de 2 e 21 de abril, 3 de junho, 26 de agosto e 7 de setembro. Nesses dias, apenas serviços essenciais funcionarão durante 24 horas.

A intenção é, ao se diminuir o horário de circulação das pessoas na cidade com a antecipação dos feriados, seja possível diminuir o contágio pela Covid-19.