A carreata em manifestação pelo voto impresso auditável está marcada para domingo (1º), às 10h, com saída da Praça do Rádio Clube, região central de Campo Grande. 

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) se organizam para manifestação que deve acontecer no país. Os deputados estaduais bolsonaristas (sem partido) e Capitão Contar (PSL), publicaram o movimento nas redes sociais.

Coronel David afirmou que o Brasil inteiro estará nas ruas pela democracia e liberdade. “Por eleições limpas e transparentes com o voto impresso auditável, dia 01/08 eu vou”, escreveu no Instagram.

Já o Contar publicou que a manifestação é em apoio a PEC do Voto Impresso Auditável. “Em defesa da transparência nas eleições, pela contagem pública dos votos, em defesa da democracia, em defesa do futuro dos brasileiros”.

Passados 25 anos da estreia das urnas eletrônicas nas eleições brasileiras, o uso dessas máquinas está novamente em pauta. A discussão foi puxada pelo presidente Jair Bolsonaro, que acusa o modelo de não ser confiável e alega que houve fraudes na votação de 2018, a mesma em que ele se elegeu.

Bolsonaro quer que, a partir da eleição presidencial de 2022, os números que cada eleitor digita na urna eletrônica sejam impressos e que os papéis sejam depositados de forma automática numa urna de acrílico. A ideia dele é que, em caso de acusação de fraude no sistema eletrônico, os votos em papel possam ser apurados manualmente.