Política

Bolsonaro volta nesta quarta ao MS para inaugurar radar na fronteira

A estação radar de Ponta Porã que será entregue pelo presidente é a terceira a ser colocada em operação na fronteira do Brasil com o Paraguai e a Bolívia

Marcos Morandi Publicado em 30/06/2021, às 06h53

Presidente esteve em MS no dia 14 de maio para entrega de títulos de assentamento
Presidente esteve em MS no dia 14 de maio para entrega de títulos de assentamento - Marcos Hermínio

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) retorna nesta quarta-feira (30) a Mato Grosso do Sul. Ele vai inaugurar uma estação radar para controle do espaço aéreo em Ponta Porã, na fronteira com Pedro Juan Caballero, no Paraguai. A comitiva presidencial ainda não foi divulgada.Além disso, até o momento não há previsão de outros compromissos na cidade.

Segundo informações até agora apuradas, Bolsonaro deve desembarcar em helicóptero das forças armadas às 11h30 da manhã e seguir direto para o local onde está instalado o radar do SISCEAB (Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro).

A estação radar de Ponta Porã é a terceira a ser colocada em operação na fronteira do Brasil com Paraguai e Bolívia em Mato Grosso do Sul. A primeira, em Corumbá, começou a funcionar em agosto de 2020, quando Jair Bolsonaro também esteve presente na cerimônia de inauguração.

A segunda estação, localizada em Porto Murtinho, entrou em ação no último mês de março. Segundo a FAB (Força Aérea Brasileira), os três equipamentos são capazes de monitorar o espaço aéreo de toda a faixa de fronteira do Estado. Os radares podem rastrear aeronaves em baixa altitude, como costumam voar pilotos de aviões a serviço do tráfico internacional de drogas.

Bolsonaro esteve em Mato Grosso do Sul, no dia 14 de maio. O presidente foi até Terenos, distante 30 quilômetros de Campo Grande, onde entregou títulos de posse de terra para famílias do Assentamento Santa Mônica.

Jornal Midiamax