Segundo informações até agora apuradas, Bolsonaro deve desembarcar em helicóptero das forças armadas às 11h30 da manhã e seguir direto para o local onde está instalado o radar do SISCEAB (Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro).

A estação radar de Ponta Porã é a terceira a ser colocada em operação na fronteira do Brasil com Paraguai e Bolívia em Mato Grosso do Sul. A primeira, em Corumbá, começou a funcionar em agosto de 2020, quando Jair Bolsonaro também esteve presente na cerimônia de inauguração.

A segunda estação, localizada em Porto Murtinho, entrou em ação no último mês de março. Segundo a FAB (Força Aérea Brasileira), os três equipamentos são capazes de monitorar o espaço aéreo de toda a faixa de fronteira do Estado. Os radares podem rastrear aeronaves em baixa altitude, como costumam voar pilotos de aviões a serviço do tráfico internacional de drogas.

Bolsonaro esteve em Mato Grosso do Sul, no dia 14 de maio. O presidente foi até Terenos, distante 30 quilômetros de Campo Grande, onde entregou títulos de posse de terra para famílias do Assentamento Santa Mônica.