O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), passará pelo para chegar até Porto Murtinho, onde, nesta segunda-feira (13) às 11h30, vai acontecer o lançamento da pedra fundamental da Ponte Bioceânica. Da cidade turística, a comitiva, que ainda conta com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina (DEM/MS), chegará ao município do evento de helicóptero.

Enquanto aguardam a chegada dos presidentes – além de Bolsonaro, Mario Abdo Benitez, do Paraguai, também participará da solenidade -, a banda ensaia, mas também é possível ouvir polca paraguaia, estilo musical do país vizinho. O governador de Mato Grosso do Sul, (PSDB), também está na lista de autoridades.

Assessores do governo paraguaio reforçaram que a ponte é demonstração do compromisso das duas nações com projeto de integração regional – a expectativa é que a obra seja concluída em 2024.

A ponte bioceânica será construída no km 1.000 da Hidrovia do Paraguai, a cerca de 4 quilômetros do centro urbano de Porto Murtinho e a obra custará 89,5 milhões de dólares, com recursos da Binacional.

Serão 680 metros, duas pistas de rolagem (12,5 metros de largura, e duas passagens nas laterais, com 2,5 metros cada uma, para o trânsito de pedestres e ciclistas). 

Segundo divulgado, o ato está marcado para 11h30 e a cerimônia acontece em uma tenda instalada às margens do Rio Paraguai, em Carmelo Peralta, no Paraguai, e a meia hora de barco de Murtinho, de onde se avista a área escolhida para construção da ponte, de acordo com a assessoria do Executivo de MS.