Pular para o conteúdo
Política

Avança em Brasília projeto de lei que facilita acesso à energia solar

Iniciativa tem apoio do Movimento Solar Livre, que realiza campanha para garantir aprovação
Arquivo -

Já recebeu parecer favorável na Câmara dos Deputados projeto de lei que pode facilitar o acesso do cidadão à . Apresentada em 2019, a matéria é de autoria do deputado federal Silas Câmara (Republicanos-AM).

Pelo texto, a Lei Federal 9427/96, que regulamenta o funcionamento da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), será alterada para permitir que a redução em 50% na tarifa sobre  microgeradores com potência instalada menor ou igual a 75 kW e minigeradores com potência instalada superior a 75 kW (Senta e Cinco quilowatts) e menor ou igual a 3.000 kW.

A iniciativa tem o apoio do Movimento Solar Livre (MSL), que organizou uma campanha para mobilizar entidades representativas e ganhar força em prol da aprovação das emendas na Câmara e aprovação no Senado.

Segundo Hewerton Martins, presidente do Movimento Solar Livre, “o impacto da aprovação do PL é altamente positivo para todo o Brasil, pois precisamos ter em mente que a energia solar é para todos e que ela é um importante vetor de desenvolvimento econômico, uma vez que gera empregos em todos os municípios do país”, ressalta.

Desde 2012, a Aneel autorizou consumidores a produzir energia em casa por meio de alternativas como a energia solar. O excedente produzido pode ser injetado nas redes de distribuição e compensado com o consumo nos horário em que não há produção de energia.

No parecer, o relator Lafayette de Andrada (Republicanos-MG) ressaltou que a proposta pode aliviar a pressão sobre o sistema elétrico brasileiro. 

“Os benefícios da micro e minigeração distribuída para o sistema elétrico são amplamente conhecidos sem contestação; ela ajuda a aliviar a operação da matriz elétrica nacional com economia da água dos reservatórios das hidrelétricas, com a redução do uso das termelétricas, (mais caras e poluentes), elimina ou posterga investimentos em redes de transmissão bem como de novas usinas de geração, reduz custos de manutenção, reduz as perdas elétricas de transmissão e distribuição, melhorando a segurança de suprimento e a operação do sistema elétrico e barateando o preço da energia para todos”, escreveu.

A proposta está pronta para ser discutida na Comissão de Minas e Energia e em plenário, e ainda deve passar pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e Comissão de Finanças e Tributação.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com Festa das Cores e DJ, Jubileu da Juventude deve reunir 13 mil católicos em Campo Grande

Morre Russell Nelson, líder da igreja mórmon, aos 101 anos

construção

Setor de construção sente o peso do juro alto e reduz expectativas de crescimento

Chuva não desanima e mais de 100 estudantes indígenas disputam semifinal no Estrela do Sul

Notícias mais lidas agora

TJMS remuneração juiz

Juiz absolve réu por lavagem de dinheiro e critica denúncia ‘genérica’ do MPMS por não provar crime

Guanandizão: o passado ‘glamouroso’ do ginásio que vai receber Supercopa de Vôlei em Campo Grande

consórcio contrato petição assinar

Petição pelo fim do contrato do Consórcio Guaicurus tem mais de mil assinaturas diárias

trump lula

Trump diz ver ‘chance real de grandeza’ no Oriente Médio, em meio a negociações sobre Gaza

Últimas Notícias

Mundo

Tiroteio deixa feridos em igreja mórmon em Michigan, nos EUA

De acordo com a Fox News, entre seis e oito pessoas foram atingidas

MidiaMAIS

Anta sobe no altar durante missa e diverte fiéis em igreja de Sonora

Cena inusitada arrancou risada dos presentes na celebração

Trânsito

VÍDEO: criança é arrastada por motociclista ao tentar atravessar a Avenida Bom Pastor

Família se dirigia para restaurante quando o menino de 7 anos correu para atravessar a rua e foi atropelado por motoentregador de aplicativo

Famosos

Poliana Rocha manda recado após Virgínia curtir foto de Zé Felipe e Ana Castela: ‘Minha ex-nora’

Mãe de Zé Felipe tomou uma atitude polêmica ao se deparar com a curtida da ex-nora, Virgínia Fonseca, em uma foto do suposto novo casal