Os líderes de blocos e as composições das comissões permanentes da terceira sessão legislativa, ou seja, deste ano, foram definidos e publicados pelo presidente da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), Paulo Corrêa (PSDB).

São dois blocos de partidos na Casa de Leis: G-10 e G-9. Londres Machado (PSD) se mantém líder do G-10, e João Henrique Catan (PL) é o vice-líder. Já do G-9, o líder é o deputado Marcio Fernandes (MDB) e o vice, Neno Razuk (PTB). Na bancada do PSDB, o líder e o vice-líder são, na ordem, Professor Rinaldo e Marçal Filho.

Comissões

Também estão oficializadas as composições das comissões permanentes deste ano. Assume a presidência da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) o deputado Gerson Claro (PP) e o vice-presidente será Barbosinha (DEM). Também fazem parte da CCJR os deputados Evander Vendramini (PP), Eduardo Rocha (MDB), Professor Rinaldo, Capitão Contar (PSL), Lucas de Lima (Solidariedade), Renato Câmara (MDB), Neno Razuk e Marçal Filho (PSDB).

A Comissão de Finanças e Orçamento terá na presidência o deputado João Henrique e, como vice-presidente, (sem partido). Os outros integrantes são Marcio Fernandes, Barbosinha, Felipe Orro (PSDB), (sem partido), Gerson Claro, Eduardo Rocha, Renato Câmara e Marçal Filho.

O presidente da Comissão de , Pecuária e Políticas Rural, Agrária e Pesqueira será o deputado Marcio Fernandes e o vice-presidente, Renato Câmara. 

O presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia passa a ser o deputado Professor Rinaldo. Pedro Kemp (PT), que era o presidente, assume, agora, a vice-presidência. 

Permanece como presidente da Comissão de Saúde, o deputado Antonio Vaz (Republicanos) e Felipe Orro, como vice. 

A Comissão de Trabalho, Cidadania e Direitos Humanos tem como presidente Lídio Lopes (Patriota) e, como vice-presidente, Antonio Vaz. 

A Comissão de Serviço Público, Obras, Transporte, Infraestrutura e Administração tem como presidente e vice os deputados Marçal Filho e Neno Razuk, respectivamente. 

O deputado Barbosinha é o presidente da Comissão de Acompanhamento da Execução Orçamentária e o vice-presidente, o deputado Jamilson Name. 

Na Comissão de Controle da Eficácia Legislativa e Legislação Participativa, o presidente será Londres Machado e a vice Mara Caseiro (PSDB). 

Estão na Comissão de Turismo, Indústria e Comércio, os deputados Capitão Contar, como presidente, Gerson Claro, vice-presidente.

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável tem como presidente o deputado Lucas de Lima e, como vice, Coronel David. 

Na Comissão de Segurança Pública e Defesa Social, o presidente é o Coronel David e o vice-presidente, Cabo Almi. 

A Comissão de Desenvolvimento Agrário e Assuntos Indígenas e Quilombolas tem como presidente e vice-presidente os deputados Pedro Kemp e Lidio Lopes, respectivamente. 

A Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor será presidida pelo deputado Felipe Orro e terá como vice, Lucas de Lima. 

O presidente da Comissão de Assistência Social e Seguridade Social será o deputado Evander Vendramini e o vice-presidente, Londres Machado. 

A deputada Mara Caseiro presidirá a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e Combate a Violência Doméstica e Familiar. Na vice-presidência, estará Marçal Filho. 

As comissões desempenham importante papel na tramitação dos projetos de leis. Os deputados integrantes das comissões analisam, emitem pareceres e votam os méritos das propostas antes de serem apreciadas, em segunda discussão, por todos os parlamentares em plenário.