Pular para o conteúdo
Política

Após Cosems pedir vacina da Janssen para MS, campanha ganhou força em Brasília e nas redes

Três milhões de doses da Janssen podem vacinar toda a população do Estado em 5 dias
Arquivo -

Depois que o Cosems (Conselho de Secretários de Saúde Municipais de ) enviou ofício ao Ministério da Saúde pedindo a disponibilização da vacina Jassen para imunizar toda a população do Estado, diversos políticos começaram campanhas em suas redes sociais divulgando a campanha como forma de pressionar o governo federal.

Em nota, o conselho agradeceu a todos que abraçaram a causa. “Que junto com o conselho estão empenhados no pleito. Vamos torcer para que a solicitação seja atendida”. A justificativa para tal pedido é que a primeira remessa da vacina Jansen que virá ao Brasil deve ser aplicada até 27 de junho e Mato Grosso do Sul é o primeiro no Brasil em vacinação, tanto da 1ª quanto da 2ª dose. Além disso, o documento relata a situação crítica que MS vive, com falta de leitos e aumento exponencial de casos desde janeiro.

Vereadora de , Camila Jara (PT) levantou campanha em suas redes sociais na tarde de quarta-feira, para mobilizar os deputados federais e senadores que representam o Estado em Brasília. Com a hastag #vacinageralms, a vereadora apontou as contas dos parlamentares, para que a população os pressionem em relação ao pleito. A mobilização, inclusive, está entre os principais assuntos comentados no Twitter.

Marcio Fernandes, deputado estadual do MDB, disse na noite de quarta-feira (9) que apresentará, na sessão desta quinta-feira (10), um ofício pedindo ao Ministério da Saúde as doses da Jansen. “Já provamos na prática que temos logística necessária para colocar no braço de todos os sul- mato-grossense antes do prazo de vencimento dela”.

A deputada federal (PSDB-MS) também manifestou apoio ao pedido do Consems e afirmou que foi ao Ministério da Saúde, ainda ontem. “Os hospitais estão lotados, não há leitos, pessoas estão morrendo. Precisamos da vacina e vamos trabalhar para leva-la para o Mato Grosso do Sul o quanto antes”.

Fábio Trad, deputado federal pelo PSD, disse em suas redes sociais que toda a bancada federal de MS está pressionando o ministério, ‘para que sensibilize com a situaçao pandêmica’. A logísitica de distribuição foi um dos motivos também citado por ele. “Basta vir a vacina, se ela vier, nós conseguiremos vacinar 100% da população. Se conseguimos vacinar rapidamente, por que correr o risco de fazer com que a vacina perca a validade”.

O senador Nelson Trad Filho (PSD-MS) entrou na discussão pelo repasse total do lote de 3 milhões da vacina da Janssen contra a Covid-19 a Mato Grosso do Sul. Em discurso no Senado Federal na quarta-feira (9), ele defendeu que o Estado tem todas as condições de aplicar o imunizante, que chega na próxima semana e vence em 27 de junho.

“O Estado é sempre o primeiro ou o segundo no ranking de vacinação. Temos toda a logística que garante a aplicação sem perder essas vacinas”, reforçou o parlamentar ao Jornal Midiamax.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Macaco que anda ‘como humano’ choca turistas em praia do Pará: ‘Não é IA’

PF deflagra operação em Sidrolândia contra esquema de contrabando de cigarro

navirai camara

Juiz ratifica provas após erro processual anular condenação de ex-presidente de Câmara

‘Briga familiar e drogas’, relata sobrinho sobre vila em que tio foi morto e Emanuelly vivia

Notícias mais lidas agora

Promotor aponta falha em laudo que livrou JBS por poluir córrego turístico e pede nova perícia

policia filho

Preso suspeito de matar filho de policial no Nova Lima; ‘Rato’ segue foragido

carlo acutis milagre em campo grande

Com pedaço do coração em Campo Grande, beato Carlo Acutis será canonizado esta semana no Vaticano

De Campo Grande, casal morre em acidente de carro na Raposo Tavares

Últimas Notícias

Cotidiano

VÍDEO: Com aeronave e equipe em solo, Bombeiros usam 21 mil litros em combate à incêndio

Incêndio atingiu área de vegetação na zona rural de Campo Grande, próximo aos bairros Santa Luzia e José Abraão, na região noroeste da capital

Esportes

Corinthians e Cruzeiro avançam à final do Campeonato Brasileiro Feminino

Final do Brasileiro será disputada em partidas de ida e volta nos dias 7 e 14 de setembro

Trânsito

Comerciante morre em capotagem na MS-316, em Paraíso das Águas

Wilson era bastante conhecido no distrito de Pouso Alto e a morte dele comoveu a cidade

Cotidiano

VÍDEO: Incêndio atinge área de vegetação ao lado de residencial no Jardim Seminário

Fogo se espalhou rapidamente e fumaça se alastrou por todo o bairro