Pular para o conteúdo
Política

‘Saudade e reflexão’: Senador presta homenagem nos nove anos da morte do pai, Nelson Trad

Nelsinho Trad lembrou do pai, o ex-deputado federal Nelson Trad, que faleceu em dezembro de 2011, aos 81 anos, vítima de problemas cardíacos.
Arquivo -
Compartilhar

O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) prestou homenagem ao pai, Nelson Trad, que morreu há exatos nove anos, em decorrência de complicações cardíacas.

“Hoje faz nove anos que perdi meu pai. É um dia de muita saudade e reflexão. Sinto falta de tê-lo por perto, me guiando com seus sábios conselhos, de poder dar um abraço apertado nos nossos almoços de domingo”, escreveu hoje (7) o senador em suas redes sociais. 

“Ele sempre fará muita falta, e a saudade não diminui, independentemente do tempo”, completou. O texto foi acompanhado de uma foto de Nelson e Nelsinho.

O vereador de (PSD), recentemente reeleito, também postou lembrança nesta segunda-feira. “Saudades do Vô Nelson”, legendou.

Trajetória de Nelson Trad

Nelson Trad nasceu em (MS), no dia 30 de outubro de 1930, filho de Assaf Trad e de Margarida Maksoud Trad. Se formou advogado em 1957 e começou na política em 1962, eleito vice-prefeito de Campo Grande, ao lado do prefeito eleito Antônio Mendes Canale.

Conforme o CPDOC (Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil) da FGV (Fundação Getúlio Vargas), Nelson, então no PTB, teve direitos políticos suspensos com o militar de 1964. O advogado passou a lecionar Direito e só voltou à política partidária em 1979, com a Lei da Anistia.

Nelson Trad foi procurador-geral do recém criado Estado de , entre 1979 e 1980, até ser nomeado secretário de Justiça pelo governador Pedro Pedrossian, cargo que exerceu até 1982.

Após dois mandatos (1983 a 1990) como deputado estadual, foi eleito deputado federal em 1990 e permaneceu no Congresso Nacional até 2010, com quatro reeleições consecutivas. No período, ocupou cargos na Mesa Diretora da Casa e compôs o Conselho de Ética que votou os processos de cassação dos mandatos dos parlamentares envolvidos no “Mensalão”.

Longe de Brasília (DF), o botafoguense e comercialino Nelson Trad ainda presidiu o Tribunal de Justiça Desportiva da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul, bem como o Conselho Penitenciário Estadual.

O advogado se casou com Teresinha Mandetta Trad, com quem teve cinco filhos, entre eles, Nelsinho, Marquinhos e Fabio Trad, que também enveredaram pela carreira política. Ele morreu em 7 de dezembro de 2011, aos 81 anos, por causa de problemas cardíacos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados