Pular para o conteúdo
Política

PT mantém apoio a candidato aliado de Bolsonaro em Belford Roxo

Mesmo depois de um inédito pedido feito por todos os seis ex-presidentes vivos do partido, a direção nacional do PT decidiu nesta segunda-feira, 17, manter o apoio à reeleição do prefeito de Belford Roxo (RJ), Wagner Carneiro, o Waguinho (MDB), aliado do presidente Jair Bolsonaro. A aliança foi mantida por 40 votos a 36 e […]
Arquivo -

Mesmo depois de um inédito pedido feito por todos os seis ex-presidentes vivos do partido, a direção nacional do PT decidiu nesta segunda-feira, 17, manter o apoio à reeleição do prefeito de Belford Roxo (RJ), Wagner Carneiro, o Waguinho (MDB), aliado do presidente Jair Bolsonaro. A aliança foi mantida por 40 votos a 36 e uma abstenção. A corrente majoritária Construindo um Novo (CNB) garantiu a maioria dos votos para a manutenção do apoio ao aliado de Bolsonaro.

O principal defensor da proposta foi o de Maricá Washington Quaquá, hoje um dos vice-presidentes do PT. O diretório nacional do partido já havia autorizado a aliança na reunião anterior, dia 7. Nos dias seguintes à decisão, Quaquá e Valter Pomar, líder da corrente minoritária Articulação de Esquerda, trocaram alfinetadas por meio de textos publicados na internet.

No dia 10, os seis ex-presidentes do PT ainda vivos assinaram uma carta endereçada à presidente do partido, Gleisi Hoffmann, pedindo a suspensão da aliança. “As resoluções de nosso VII Congresso e da direção partidária são inequívocas: nenhuma aliança pode ser estabelecida com o neofascismo, com os partidos e candidatos que o representam em qualquer espaço do território nacional. O PT deve ser exemplo de coerência e firmeza, por todo o País, refutando qualquer concessão na batalha que trava nosso povo contra o autoritarismo”, dizem os ex-presidentes petistas.

A iniciativa inédita no partido teve as assinaturas de José Dirceu, José Genoino, Rui Falcão, Tasso Genro, Ricardo Berzoini e Olivio Dutra. Lideranças petistas lembram que, além de contrariar as resoluções do VII Congresso, a aliança vai no sentido contrário da orientação do Luiz Inácio Lula da Silva, que pediu ao PT que lance candidatos próprios no maior número possível de capitais e cidades com . O texto foi colocado em votação na reunião desta segunda-feira, mas foi derrotado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Marco prepara armadilha para Osmar: Resumo Volta por Cima, capítulo do dia 09/04/2025

Zélia e Juliano trocam medicamentos de Maristela: Resumo Garota do Momento, capítulo do dia 09/04/2025

Polícia Rodoviária Federal apreende 133 Kg de skunk em Corumbá

Receita recebe mais de 10 milhões de declarações do IR

Notícias mais lidas agora

Após licitação marcada por denúncias, MPMS vai pagar R$ 24,6 milhões em data center

Evento realizado na Santa Casa

Com déficit de R$ 13 milhões e superlotação, Santa Casa atribui crise ao subfinanciamento do SUS

Autor de feminicídio a golpes de pá contra a própria mãe fica em silêncio durante audiência

Polícia recupera motocicleta furtada e prende dupla por receptação e tráfico de drogas

Últimas Notícias

Trânsito

A caminho de Brasília vereadores de MS sofrem acidente após motorista sofrer mal súbito

Carro bateu em outro veículo que atingiu um guard rail na pista

Polícia

Mau cheiro denuncia corpo de idoso em decomposição dentro de apartamento em Campo Grande 

Filha disse ter falado com pai pela última vez no dia 3 de abril

Charge

Abduzido

TV & Novela

Raquel decide vender sanduíches na praia: Resumo Vale Tudo, capítulo do dia 09/04/2025

Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quarta-feira (09)