Pular para o conteúdo
Política

PT de MS quer ‘repetir 96’ na Capital e almeja ter 10 prefeitos e 100 vereadores

À véspera das eleições municipais, o PT já almeja ocupar bons quadros no Legislativo e Executivo sul-mato-grossense. A legenda, que não deve contar com o ex-governador Zeca do PT nas urnas, mas deve o ter nas caminhadas da campanha, quer eleger de oito a dez prefeitos em Mato Grosso do Sul, além de passar da […]
Arquivo -
Deputado federal Vander Loubet (Henrique Arakaki
Deputado federal Vander Loubet (Henrique Arakaki; Midiamax)

À véspera das eleições municipais, o PT já almeja ocupar bons quadros no Legislativo e Executivo sul-mato-grossense. A legenda, que não deve contar com o ex-governador nas urnas, mas deve o ter nas caminhadas da campanha, quer eleger de oito a dez prefeitos em Mato Grosso do Sul, além de passar da marca de 100 vereadores.

“Estamos organizando para o PT voltar a ter oito ou até dez prefeitos, vários vices e mais de 100 vereadores nos 79 municípios daqui de Mato Grosso do Sul”, frisa o deputado estadual Cabo Almi, um dos nomes apontados para ser pré-candidato pela sigla a prefeito da Capital, ao lado de Zeca, mas que cedeu o posto para Pedro Kemp.

Kemp, que é deputado estadual, é visto como um dos principais nomes a brigar contra Marquinhos Trad (PSD) nas urnas em outubro pelo deputado federal Vander Loubet, uma das principais lideranças petistas no Estado e sobrinho de Zeca.

“Podemos repetir o que fizemos em 1996. O Pedro Kemp, pode ter absoluta certeza, se for mal tem 15% [dos votos], e se for bem tem 20% ou mais. O que queremos é levá-lo para o segundo turno. A chapa está motivada, com novas lideranças se filiando para serem candidatos a vereador em ”, revela o parlamentar.

PT de MS quer 'repetir 96' na Capital e almeja ter 10 prefeitos e 100 vereadores
Deputado estadual Cabo Almi (Henrique Arakaki, Midiamax)

Vander ainda frisa não ter dúvida que os nomes que vão concorrer a vereador serão essenciais para levar a candidatura de Kemp aos bairros. “Vão contribuir na construção dessa capilaridade que ele precisa para chegar aos 20%, 25%. Não tenho dúvida que quem chegar nesse patamar vai para o segundo turno”, aposta.

Já sobre o panorama das eleições, ele ainda destaca acreditar que o quadro em Campo Grande é de “pulverização”, com mais de seis candidatos, o que vai contribuir para se tornar muito difícil a não realização de um segundo turno na cidade.

Entre os partidos aos quais o PT já conversou para formar alianças, estão velhos aliados como o Psol e PCdoB. Ainda é aguardado posicionamento do PDT e uma conversa com o PV, partido que tradicionalmente lança candidatura a prefeito com Marcelo Bluma e, no fim do ano passado, reafirmou o desejo de novamente concorrer no pleito.

40 anos do PT

O partido comemorou 40 anos de existência no fim de semana passado com uma festa em Campo Grande e deve continuar a celebração no dia 22, sábado de Carnaval, em local ainda não definido, em encontro com a participação da presidente nacional da sigla, a ex-senadora e agora deputada federal pelo Paraná, Gleisi Hoffmann.

Gleisi, na gestão Zeca, ocupou o cargo de secretária estadual de Reestruturação Administrativa, enquanto seu marido, Paulo Bernardo, foi chefe da Secretaria de Estado de Fazenda em Mato Grosso do Sul – posteriormente, ambos ocuparam importantes ministérios no Governo Federal, nas gestões de Lula e Dilma Rousseff.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Foragido da Justiça é preso durante abordagem policial em Dourados

Homem é esfaqueado e espancado por trio e tenta se esconder em hotel no Amambai em Campo Grande

PF pede inclusão de foragidos de ação contra PCC na lista da Interpol

Identificado homem que morreu ao passar mal no Tiradentes

Notícias mais lidas agora

consórcio guaicurus

Município recorre contra tarifa de R$ 7,79 do ônibus e diz que Justiça suspendeu aumento

Ex-funcionário detalha venda casada de seguro em lojas Pernambucanas de MS: ‘Cliente assina sem saber’

Relíquia de Carlo Acutis é exposta em missa que antecede canonização

inss

CPMI do INSS aumenta ritmo de sessões e já quer ouvir ex-ministro de Lula na próxima semana

Últimas Notícias

Polícia

Filha é denunciada por manter idosa trancada, sem comida e obrigada a fazer necessidades em pote 

Testemunha relatou que filha fica muito agressiva quando ingere bebidas alcoólicas

Trânsito

Idoso é preso dormindo dentro de caminhonete em Dourados com revólver municiado

Durante a abordagem, ele informou que estava usando o veículo como moradia temporária devido a um incêndio em sua residência

Sérgio Cruz - O dia na história

1778 – Fundação de Ladário

Ganhou a sua emancipação político-administrativa tornando município autônomo durante o Governo de Fernando Correa da Costa

Polícia

Idoso oferece R$ 50 para criança após estuprá-la e acaba preso em bar de MS

Idoso tentou fugir em um mototáxi