Pular para o conteúdo
Política

CCJR aprova projeto para prorrogar consignados dos servidores estaduais

A CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), aprovou por quatro votos favoráveis e um contrário, projeto de lei que quer a suspensão das cobranças de empréstimos consignados contraídos por servidores públicos estaduais por 90 dias. A sessão foi realizada nesta quarta-feira (15). Pedro Kemp (PT) e Coronel David (sem partido) apresentaram o mesmo projeto […]
Arquivo -

A CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), aprovou por quatro votos favoráveis e um contrário, projeto de lei que quer a suspensão das cobranças de empréstimos consignados contraídos por servidores públicos estaduais por 90 dias. A sessão foi realizada nesta quarta-feira (15).

Pedro Kemp (PT) e Coronel David (sem partido) apresentaram o mesmo projeto no mesmo dia. A relatoria das propostas ficou com o presidente da CCJR, Lídio Lopes (Patriota), que levou em consideração o projeto de David, pois ele foi o primeiro a apresentar.

Lopes apresentou emenda modificativa ao projeto e retirou do artigo 1º a questão dos servidores municipais, pois não é de competência do Estado. “Fica facultado aos servidores públicos solicitar a suspensão dos empréstimos consignados por 90 dias, devido a pandemia do coronavírus”, diz a emenda.

Em seu voto, Lopes considerou ter visto algumas inconstitucionalidades no projeto, como direito civil. “O servidor, se for à agência bancária, consegue renegociar as dívidas. Os servidores não têm salários atrasados, mas, com a crise que vivemos com a pandemia e a renda familiar pode ser prejudicada, apresentei a emenda para dar tramitação ao projeto e resguardar os servidores. Meu parecer é favorável”.

(PP) falou que o projeto tem vício de constitucionalidade, mesmo com a emenda modificativa. “O assunto compete previamente a União. Trata de política de crédito, câmbio seguro. Essa matéria é de competência do Congresso Nacional por se tratar matéria financeira, monetária”.

Ainda segundo Claro, o mesmo projeto foi apresentado em vários Estados, sendo rejeitado, menos no Acre. “Entendo o mérito (do Lídio), mas acho que o assunto é de competência da União. Vamos atrapalhar essa relação, até porque existe manifestação de bancos de renegociar os empréstimos. Por isso, meu voto é contrário”.

Rinaldo Modesto (PSDB) levou em consideração a pública e foi favorável, assim como Evander Vendramini (PP) e (MDB).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
uniforme vermelho seleção brasileira 2

Você aprova? Uniforme vermelho da Seleção Brasileira fere estatuto da CBF e gera revolta coletiva na web

Mulher é flagrada pela PRF na BR-263 com tabletes de cocaína escondidos em Fiat Pálio

Caminhoneiro não consegue fazer rotatória, tomba e atinge 2 postes na Interlagos em Campo Grande 

psdb

Após anúncio do PP, PSDB e Podemos adiam conversa sobre fusão para maio

Notícias mais lidas agora

Justiça nega pedido de despachante e mantém juíza em ação por fraude no Detran-MS

união brasil

União Brasil e Progressistas oficializam federação nesta terça-feira

Sargento que matou encanador a tiros se apresenta à polícia e é liberado em Campo Grande

Município não se manifesta sobre decisão judicial para pagar R$ 46 milhões à Santa Casa

Últimas Notícias

Cotidiano

Rodeio tem retorno garantido na 59ª Expoagro de Dourados

Após um período afastado da programação oficial, o rodeio retorna com força total à 59ª Expoagro – a maior festa agropecuária do interior do Mato Grosso do Sul.

MidiaMAIS

Médica autora de best seller sobre vida e morte faz palestra em prol do Hospital São Julião

Profissional revolucionou a forma como o tema da finitude é abordado no Brasil e fará uma palestra sobre vida, morte e cuidados paliativos

Polícia

Justiça marca audiência de ex-diretor da Agepen acusado de desvio milionário em fraude de contratos

Em 2014, a despesa com compras de materiais chegou a R$ 22 milhões

Cotidiano

Comissão de Agricultura da Câmara confirma participação na EXPOAGRO 2025 em Dourados

O presidente do Sindicato Rural de Dourados, Gino Ferreira, recebeu no dia 14/04 o deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS) para discutir a participação da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) da Câmara dos Deputados na 59ª edição da EXPOAGRO.