Pular para o conteúdo
Política

Projeto do Executivo prevê alteração no Estatuto dos Policiais Militares de MS

Na sessão da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) desta quinta-feira (18), foi apresentado o Projeto de Lei Complementar 03/2020 que altera o Estatuto dos Policiais Militares de Mato Grosso do Sul. A proposta foi encaminhada pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e prevê mudanças nas regras de transferência para a reserva remunerada, quando solicitada. […]
Arquivo -

Na sessão da (Assembleia Legislativa de ) desta quinta-feira (18), foi apresentado o Projeto de Lei Complementar 03/2020 que altera o Estatuto dos Policiais Militares de Mato Grosso do Sul. A proposta foi encaminhada pelo governador (PSDB) e prevê mudanças nas regras de transferência para a reserva remunerada, quando solicitada.

De acordo com o PL, os militares da ativa que ingressaram na PM a partir de 17 de dezembro de 2019, podem requerer a transferência para a reserva remunerada. Entretanto, receberem os proventos integrais apenas homem com pelo menos 30 anos de Corporação e mulheres com no mínimo 25 anos de serviço.

Assim, caso o militar possui período de trabalho inferior, o salário será proporcional ao tempo trabalhado. A partir de 1º de janeiro de 2021, militares que entraram na PM até 16 de dezembro de 2019 também poderão ingressar pedidos. Porém, para receberem o provento integral, além das condições já estabelecidas, é acrescido de 17% do tempo faltante.

Justificativa

No texto, o governo justifica que as mudanças são devido à necessidade de adequação da legislação estadual à Lei Federal 13.954/2019. Esta lei alterou as redações do Decreto-Lei 667/1969 e da Lei Federal 6.880/1980, no que diz respeito a idade-limite de permanência no serviço ativo para transferência solicitada para a reserva remunerada.

Por fim, o Executivo ressalta ser necessário o estabelecimento de exigência de tempo mínimo de efetivo serviço nas corporações para a transferência à reserva remunerada proporcional, na modalidade a pedido. O projeto garante que a inexistência das alterações causaria prejuízos às Instituições Militares e ao Estado.

Assim, é considerado que isto “possibilitaria aos militares estaduais ingressassem na reserva remunerada de forma precoce”. O texto explica que estes militares receberiam proventos do Estado com metade do tempo de serviço necessário para a transferência com proventos integrais.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Pagaria? Em SP, cantor do Backstreet Boys cobra quase R$ 2 mil em almoço e selfie com fãs

PM era sócio oculto de construtora e se reuniu com empreiteiro para fraudar licitações em Terenos

Brô MC’s, pioneiro do rap indígena, leva ativismo e ancestralidade ao palco do The Town

Prefeitura faz reunião pública na Planurb para discutir novo plano habitacional da cidade

Notícias mais lidas agora

PM era sócio oculto de construtora e se reuniu com empreiteiro para fraudar licitações em Terenos

Câmara esquiva de avaliar prisão, mas pede suspensão de contratos suspeitos de fraude em Terenos

Alexandre de Moraes condena Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão em regime fechado

Aquidauana 50°C? Termômetro de rua marca temperatura extrema na cidade

Últimas Notícias

Política

Câmara esquiva de avaliar prisão, mas pede suspensão de contratos suspeitos de fraude em Terenos

A Câmara de Vereadores de Terenos quebrou o silêncio sobre a ação policial que movimentou a cidade nesta semana. O Gaeco e o Gecoc deflagraram a Operação Spotless, levando para a cadeira o prefeito Henrique Budke (PSDB) e outros 15 presos. Mais de 50 locais foram ‘revirados’ pelos agentes em busca de novas provas para … Continued

Cotidiano

Enquanto 23 cidades sofrem com ar seco abaixo de 12%, sul de MS está em alerta para chuvas intensas

Avisos do Inmet indicam condições meteorológicas com grau de severidade de risco em várias regiões do Estado

Le Blog Maria Antonia

“Beleza Fatal” deve ganhar segunda temporada

Fenômeno no streaming brasileiro, “Beleza Fatal” pode ganhar uma segunda temporada em breve. Segundo o colunista Flavio Ricco, do portal Léo Dias, a HBO já teria dado sinal verde para a continuação da trama. Para comandar os trabalhos, Silvio de Abreu teria sido chamado para supervisionar a produção, enquanto Raphael Montes, criador da série, seguirá … Continued

Polícia

Durante acampamento, homem é baleado na frente da esposa no Rio Anhanduí

Atirador estaria tentando furtar pertences do acampamento