Em ritmo acelerado de pré-campanha em plena pandemia do coronavírus, pré-candidatos a vereadores e prefeitos de Mato Grosso do Sul, mantém a agenda intensa de reuniões, tomando as precauções necessárias, pelo menos neste fim de semana.

O deputado estadual Barbosinha (DEM) é pré-candidato a prefeito em Dourados e na manhã desta sexta-feira (13), já estava na cidade. “Eu tenho feito pequenas reuniões aqui e devo mantê-las. Penso que todos devemos obedecer o protocolo do Ministério da Saúde e evitar aglomerações. Não dá para entrar na neura, mas também não dá para descuidar”.

O Ministério da Saúde recomenda algumas atitudes para evitar o Covid19, como por exemplo: lavar as mãos com água e sabão ou use álcool em gel; cobrir o nariz e boca ao espirrar ou tossir. evitar aglomerações se estiver doente; manter os ambientes bem ventilados e não compartilhar objetos pessoais.

O vereador Valdir Gomes (PP) e candidato à reeleição, afirmou que não tem reuniões marcadas para o fim de semana, mas pretende desmarcar o baile de idosos no CCI (Centro de Convivência do Idoso), Vovó Ziza. “Eu estou tentando falar com o secretário municipal de Saúde para ver se o cancelamento é a melhor saída. O baile é hoje à noite e como o coronavírus pode ser mais grave em idosos, cogito cancelar o baile”. 

Pré-candidato a prefeito em Campo Grande, Pedro Kemp (PT) tem várias reuniões para este fim de semana, começando por esta sexta-feira. “Não vou suspender, tenho reuniões pequenas e acho que dá para manter. Estou acompanhado a evolução dos casos no interior e na Capital. Por enquanto, não justifica suspender essas atividades”.

O vereador de Campo Grande Chiquinho Telles (PSD) disse que não vai deixar de fazer reuniões e nem visitar os bairros da Capital. “Tenho minhas agendas, não paro nunca e Deus cuida de nós”.

O PSDB também não vai desmarcar o evento de domingo (15) em Mundo Novo. “Terá um ato de filiação em Mundo Novo, às 18, no domingo. As agendas seguem normal, por enquanto”, afirmou a assessoria do partido”. 

Tirando o pé do acelerador

Porém, o MDB está mais cauteloso com o Covid-19 e vai suspender grandes reuniões com aglomeração de pessoas, conforme o presidente do partido, Junior Mochi. “Ontem estivemos em Ribas do Rio Pardo em um ato de filiação, mas não foi um grande evento. Estamos suspendendo as atividades”.

Durante o fim de semana, a sigla estará em Rio Verde para um ato, mas será pequeno. “Estamos tirando o pé do acelerador para evitar qualquer tipo de aglomeração que possa obviamente contribuir com a disseminação do vírus. Estamos filiando quem tem que filiar, mas sem grande quantidade de pessoas”.