O pré-candidato a prefeito de Campo Grande, Esacheu Nascimento (PP), afirmou ter sido alvo de tentativa de clonagem de seu aplicativo WhatsApp na última quinta-feira (3). Os golpistas teriam se passado por representantes de um instituto de pesquisa para obter dados pessoais e acesso ao aplicativo de mensagens de Nascimento.

Golpes como o sofrido pelo pré-candidato tornaram-se mais comuns durante a pandemia, mas já são velhos conhecidos das autoridades policiais. Após obterem o controle do aplicativo, os bandidos costumam solicitar depósitos em dinheiro de contatos da agenda.

Após a tentativa de golpe, o pré-candidato adotou medidas de segurança. “Esses indivíduos fingem que representam alguma entidade conhecida, passam uma conversa convincente e ao final pedem um código enviado por mensagem SMS ao nosso telefone. Nunca forneça esses códigos, pois é dessa forma que os criminosos conseguem clonar o celular”, conta o pré-candidato.

Nascimento reforçou que não autoriza ninguém a falar em seu nome, seja para pedir dinheiro ou favores de qualquer tipo. “Precisamos divulgar e reforçar essa informação sempre, pois em um momento de distração qualquer um de nós pode cair no golpe”, concluiu.