Pular para o conteúdo
Política

Para Rose Modesto, União está aproveitando a pandemia para criar novo imposto

Com as discussões da proposta de um novo imposto do Governo Federal, que seria baseado na CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira), a deputada federal Rose Modesto (PSDB) se posicionou contra a implantação. Para a parlamentar, a criação de uma nova cobrança aos brasileiros seria tirar proveito da pandemia do coronavírus. Assim, ao Jornal Midiamax, […]
Arquivo -
Deputada federal Rose Modesto (Foto: Marcos Ermínio)
Deputada federal Rose Modesto (Foto: Marcos Ermínio)

Com as discussões da proposta de um novo imposto do Governo Federal, que seria baseado na CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira), a deputada federal (PSDB) se posicionou contra a implantação. Para a parlamentar, a criação de uma nova cobrança aos brasileiros seria tirar proveito da pandemia do coronavírus.

Assim, ao Jornal Midiamax, a deputada afirmou que é “contra o aumento da carga tributária”. Para ela, “o Governo está aproveitando o momento da pandemia para tentar taxar ainda mais os brasileiros”.

Rose lembra que a implementação de uma nova contribuição não é nova e já havia sito iniciada antes da pandemia. “A criação de um novo imposto já foi apresentada pelo Governo antes da pandemia. Em dezembro do ano passado o Governo já falava na nova CPMF”, informa.

Para a parlamentar, a proposta não é boa, pois pode dificultar os repasses aos municípios. Como exemplo, Rose cita algumas porcentagens de impostos que ficam para o próprio Governo. “Hoje a maior fatia do bolo fica com a União, que fica com 51% da arrecadação do Imposto de Renda, o mesmo percentual do IPI (Imposto sobre Produto Industrializado), além de totalidade do IOF (Imposto Sobre Transações Financeiras) e do Imposto sobre importação e exportação”.

Então, segundo ela, caso a nova CPMF fosse implementada, “seria cobrado um imposto único em toda a cadeia de consumo”. 

Reforma tributária como solução

A deputada federal defende que a reforma tributária deve ser discutida e é o melhor caminho para o Brasil. “A melhor proposta é a reforma tributária, que vai unificar os impostos e fazer uma melhor distribuição do que for arrecadado entre União, estados e municípios”, destaca.

Ela acredita que “a reforma tributária sem onerar ainda mais o brasileiro é o caminho”. Assim, explica que esta reforma tributária é discutida na Câmara dos Deputados como uma ação que reformularia a taxação dos impostos e a distribuição deles entre os estados e municípios. “Ela tem esse objetivo, eliminar impostos e concentrar a cobrança em um ou dois tributos”, detalha.

Como exemplo de auxílio aos municípios e estados, Rose cita a “autorização para o Governo emitir e negociar maior quantidade de títulos da dívida pública”. Ela lembra que este já era um procedimento realizado pelo Governo anteriormente e que não foi interrompido na pandemia.

Ainda sobre o cenário de pandemia, a deputada destaca que o Governo vem economizando em alguns aspectos, como por exemplo o custo baixo do trabalho remoto. Rose informa que cerca de meio bilhão já foram economizados desde o começo do teletrabalho. “No pós pandemia não podemos começar a retomada econômica cobrando mais impostos, temos de controlar os gastos de custeio, uma das constatações nessa pandemia é a economia que o Governo tem feito com o trabalho remoto, que é feito em casa”, esclarece.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem tem moto roubada por dupla armada no bairro Nova Lima

Em virada histórica, Brasil vence EUA pela Americup e está na final da maior competição de basquete das Américas

Vizinhos de apartamento saem na porrada dentro de elevador no Centro de Campo Grande

VÍDEO: Jovem mata homem com golpes de facão na cabeça no Taquarussu em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Justiça manda Consórcio Guaicurus pagar R$ 184 mil por atrasos de ônibus em Campo Grande

Filho de policial civil é morto em frente de conveniência no Nova Lima

calendário

Acabou a folga? Único feriado nacional de setembro cai em um domingo

Fora do amistoso da seleção, Vini Jr. marca gol e Real Madrid vence Mallorca de virada no Campeonato Espanhol

Últimas Notícias

Mundo

Sargento brasileiro que servia no Exército de Israel morre na Faixa de Gaza

Ariel pode ter morrido com tiro acidental de soldado aliado

Esportes

Cruzeiro vence São Paulo e assume a vice-liderança do Campeonato Brasileiro

Único gol da partida foi na cobrança de falta de Matheus Pereira

Polícia

Homem é espancado por grupo de 10 pessoas e tem corrente roubada na Chácara dos Poderes

Vítima reconheceu um dos agressores, sabe nome, telefone e até rede social dele

Esportes

Botafogo goleia Red Bull Bragantino por 4 a 1 no Rio de Janeiro e cola no G4

Com mais uma vitória, Alvinegro chega nas primeiras colocações do Brasileirão