Pular para o conteúdo
Política

Para Rose Modesto, União está aproveitando a pandemia para criar novo imposto

Com as discussões da proposta de um novo imposto do Governo Federal, que seria baseado na CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira), a deputada federal Rose Modesto (PSDB) se posicionou contra a implantação. Para a parlamentar, a criação de uma nova cobrança aos brasileiros seria tirar proveito da pandemia do coronavírus. Assim, ao Jornal Midiamax, […]
Arquivo -
Deputada federal Rose Modesto (Foto: Marcos Ermínio)
Deputada federal Rose Modesto (Foto: Marcos Ermínio)

Com as discussões da proposta de um novo imposto do Governo Federal, que seria baseado na CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira), a deputada federal (PSDB) se posicionou contra a implantação. Para a parlamentar, a criação de uma nova cobrança aos brasileiros seria tirar proveito da pandemia do coronavírus.

Assim, ao Jornal Midiamax, a deputada afirmou que é “contra o aumento da carga tributária”. Para ela, “o Governo está aproveitando o momento da pandemia para tentar taxar ainda mais os brasileiros”.

Rose lembra que a implementação de uma nova contribuição não é nova e já havia sito iniciada antes da pandemia. “A criação de um novo imposto já foi apresentada pelo Governo antes da pandemia. Em dezembro do ano passado o Governo já falava na nova CPMF”, informa.

Para a parlamentar, a proposta não é boa, pois pode dificultar os repasses aos municípios. Como exemplo, Rose cita algumas porcentagens de impostos que ficam para o próprio Governo. “Hoje a maior fatia do bolo fica com a União, que fica com 51% da arrecadação do Imposto de Renda, o mesmo percentual do IPI (Imposto sobre Produto Industrializado), além de totalidade do IOF (Imposto Sobre Transações Financeiras) e do Imposto sobre importação e exportação”.

Então, segundo ela, caso a nova CPMF fosse implementada, “seria cobrado um imposto único em toda a cadeia de consumo”. 

Reforma tributária como solução

A deputada federal defende que a reforma tributária deve ser discutida e é o melhor caminho para o . “A melhor proposta é a reforma tributária, que vai unificar os impostos e fazer uma melhor distribuição do que for arrecadado entre União, estados e municípios”, destaca.

Ela acredita que “a reforma tributária sem onerar ainda mais o brasileiro é o caminho”. Assim, explica que esta reforma tributária é discutida na Câmara dos Deputados como uma ação que reformularia a taxação dos impostos e a distribuição deles entre os estados e municípios. “Ela tem esse objetivo, eliminar impostos e concentrar a cobrança em um ou dois tributos”, detalha.

Como exemplo de auxílio aos municípios e estados, Rose cita a “autorização para o Governo emitir e negociar maior quantidade de títulos da dívida pública”. Ela lembra que este já era um procedimento realizado pelo Governo anteriormente e que não foi interrompido na pandemia.

Ainda sobre o cenário de pandemia, a deputada destaca que o Governo vem economizando em alguns aspectos, como por exemplo o custo baixo do trabalho remoto. Rose informa que cerca de meio bilhão já foram economizados desde o começo do teletrabalho. “No pós pandemia não podemos começar a retomada econômica cobrando mais impostos, temos de controlar os gastos de custeio, uma das constatações nessa pandemia é a economia que o Governo tem feito com o trabalho remoto, que é feito em casa”, esclarece.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Procurando emprego? Funtrab oferta 672 vagas em Campo Grande na próxima segunda-feira

deam

Briga por som alto termina com jovem grávida agredida pelo marido em MS

Assentamento Mutum recebe ação gratuita da Justiça na próxima semana

CBF publica edital de nova eleição e agenda pleito para 25 de maio

Notícias mais lidas agora

Com duas mortes em maio, MS chega a 10 vítimas de feminicídio em 2025

multas transporte

STJ manda Consórcio Guaicurus pagar R$ 86 mil em multas por atrasos nas linhas

Nikolas Ferreira diz que 70% das menções ao agro são negativas e está fazendo ‘trabalho gigantesco’ para fortalecer setor

PMs são condenados por formação de milícia no Brás

Últimas Notícias

Cotidiano

Sidrolândia decreta emergência na saúde por surto de doenças respiratórias

Aulas nos centros de educação infantil foram suspensas por dez dias

Famosos

Davi Brito registra boletim de ocorrência contra Adriana Paula: “Ameaçado”

Ex-BBB usou stories do Instagram para explicar situação

Cotidiano

Plantão no fim de semana é atrativo para famílias se vacinarem

Neste fim de semana, ações em unidades de saúde, escolas e shoppings ajudam quem precisa de vacinar em família.

Esportes

Quem é Reinaldo Carneiro Bastos, que se candidatou ao cargo máximo da CBF

À frente da entidade que gere o futebol de São Paulo, ele já teve trabalhos na confederação nacional