O PSDB não só continuou com a maior bancada na Câmara Municipal de Campo Grande, como ainda conseguiu ampliar o número de vereadores. A janela partidária – brecha que permite mudança de legenda – fechou na sexta-feira (3).
Antes disso, o ninho tucano no Legislativo municipal tinha cinco vereadores: André Salineiro, João Rocha, João César Mattogrosso, Antônio Cruz e Wellington de Oliveira. Deste grupo, Salineiro trocou o PSDB pelo Avante. Em contrapartida, os tucanos recebem como colegas a partir de agora, Ademir Santana e Junior Longo, ficando com bancada de seis.
“Nós perdemos um, mas ampliamos. Na janela, o PSDB foi muito bom, fortalecemos o partido”, avalia o presidente municipal, vereador João César.
Além de Salineiro que saiu do partido, Antônio Cruz chegou a cogitar a possibilidade, mas permaneceu com os tucanos, alegando que o PSDB já é alinhando ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e ao prefeito Marquinhos Trad (PSD). O parlamentar usava essa condição para deixar ou permanecer na legenda.
Já Junior Longo retornou à sigla pela foi foi eleito em 2016. O vereador estava no PSB, mas decidiu voltar ao ninho tucano, conforme anúncio feito na quinta-feira (2). Cida Amaral deixou o Pros para entrar no PSDB, que, segundo a parlamentar, ‘é um partido grande com vários quadros importantes e tem potencial de crescer nessa eleição’. Para ela, a legenda é equilibrada, tem perfil político e ideológico semelhante ao dela.