Pular para o conteúdo
Política

‘Guedes mentiu’: Soraya rebate críticas após votar contra congelamento de salários

Em resposta a críticas do ministro da Economia, Paulo Guedes, a senadora sul-mato-grossense Soraya Thronicke usou sua conta no Twitter para dizer que ele “mentiu” sobre  proposta, após os senadores terem votado para derrubar o veto presidencial ao reajuste salarial de servidores públicos até 2021, por conta da pandemia de coronavírus. Guedes disse que o […]
Arquivo -
A senadora Soraya Thronicke (PSL-MS). (Foto: Reprodução)
A senadora Soraya Thronicke (PSL-MS). (Foto: Reprodução)

Em resposta a críticas do ministro da Economia, , a senadora sul-mato-grossense Soraya Thronicke usou sua conta no Twitter para dizer que ele “mentiu” sobre  proposta, após os senadores terem votado para derrubar o veto presidencial ao reajuste salarial de servidores públicos até 2021, por conta da pandemia de coronavírus. Guedes disse que o Senado deu “um péssimo sinal” e classificou a decisão como “um crime contra o País”.

Nesta manhã (21), Soraya publicou um vídeo em que o ministro aparece dizendo que “é claro que, durante toda essa pandemia [de coronavírus], médicos, policiais militares, , todo mundo que estiver na linha de frente de combate, devem ser uma exceção a qualquer, digamos assim, impedimento de aumento de salário”.

A senadora ainda fez duras críticas a Guedes em seu papel como ministro, chamou-o de ranzinza, inábil e irresponsável e sugeriu que ele “voltasse para casa”. “Sim, esclareci que o ministro Paulo Guedes mentiu e que é absolutamente inábil para a política. O Senado Federal está aguardando retratação. Peço ao governo de Jair Bolsonaro para que se conscientize de que Paulo Guedes não entrega. Está na hora deste senhor ranzinza e irresponsável ir pra casa. O Brasil tem pressa!”, tuitou Soraya.

O Senado chamará o chefe da pasta para dar explicações sobre críticas à Casa de Leis. A cobrança por esclarecimentos foi negociada por senadores em uma reunião remota nesta quinta-feira, 20, uma espécie de sessão informal realizada antes das deliberações. A articulação foi costurada enquanto a Câmara votava para manter o veto.

O presidente do Senado, (DEM-AP), apresentou um requerimento de autoria própria para chamar Guedes a dar explicações. Senadores também discutiram a possibilidade de uma nota de repúdio ao ministro, o que foi descartado. O requerimento deverá ser votado na próxima terça-feira, 25.

“O Senado cometeu um crime, segundo ele. Qual é o crime? Foi uma linguagem retórica? Queremos fazer uma coisa civilizada. Em vez de trocar insulto, daremos a ele a oportunidade de se explicar”, disse o senador Esperidião Amin (PP-SC), que apresentou um pedido de convocação do ministro.

Senadores fecharam um acordo para fazer um convite a Guedes, ao qual ele não é obrigado a aceitar. Se houver a recusa, será feita uma convocação, o que aumentaria a tensão entre o Senado e Guedes. De acordo com Amin, até senadores que votaram a favor do veto ao reajuste manifestaram indignação pela fala de Guedes. “O Senado votou tudo que o governo quis até agora. A explicação do ministro pode melhorar ou não. Tenho a expectativa que melhore”, afirmou Amin. (Com informações da AE)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Dourados ocupa ranking nacional de inserção de DIU pelos SUS

Após anúncio do desembarque, Lula almoça com Alcolumbre e ministros do União Brasil

simone

“Fica pronta no 1º semestre de 2026”, diz ministra do Orçamento sobre ponte do MS ao Paraguai

paçoqueiros vendedores de paçoca vendedor porco

Higiênicos, paçoqueiros do mesmo ponto sofrem consequências de atitude de vendedor ‘porco’

Notícias mais lidas agora

consórcio guaicurus

Ônibus sucateados: situação da frota do Consórcio Guaicurus é pior que a média brasileira

AO VIVO: STF tem 2º dia de julgamento de Bolsonaro e outros réus

Em Nova Alvorada, promotor do MPMS é alvo de denúncia por suspeita de ‘aliviar’ para prefeito

Tereza mira ‘ameaça’ a brasileiros e lidera audiência para apurar investigação americana

Últimas Notícias

Cotidiano

Tempo seco: umidade do ar pode chegar a 12% em cidades de MS

Instituto Nacional de Meteorologia emitiu dois alertas de baixa umidade do ar nesta quarta-feira (3)

Cotidiano

De aferição de pressão arterial a vacinação, Corumbá recebe ação noturna de saúde nesta quarta-feira

A ação acontecerá na unidade de Estratégia Saúde da Família Ênio Cunha 1

Cotidiano

Com descontos de até 70%, Prefeitura de Dourados inicia 3ª etapa do Refis

O prazo para adesão encerra-se no dia 30 de setembro

Cotidiano

Setembro verde: Mais de 250 pessoas esperam por transplantes de órgãos em MS

Dados constam na lista de espera por transplantes de órgãos do Ministério da Saúde