Pular para o conteúdo
Política

Governo cria comitê para plano de retomada pós-crise de coronavírus

O Governo de Mato Grosso do Sul através de decreto publicado nesta segunda-feira (1º), criou o Comitê Gestor do Plano de Retomada Pós-Crise e coronavírus, com medidas estratégicas para desenvolvimento do Estado. De acordo com a publicação, foi necessário estabelecer ações estruturantes e estratégicas para a retomada dos serviços públicos, recuperação, crescimento e do desenvolvi...
Arquivo -
Afastamentos foram assinados pelo governador Reinaldo Azambuja. (Divulgação
Afastamentos foram assinados pelo governador Reinaldo Azambuja. (Divulgação

O Governo de através de decreto publicado nesta segunda-feira (1º), criou o Comitê Gestor do Plano de Retomada Pós-Crise e coronavírus, com medidas estratégicas para desenvolvimento do Estado. De acordo com a publicação, foi necessário estabelecer ações estruturantes e estratégicas para a retomada dos serviços públicos, recuperação, crescimento e do desenvolvimento do Estado depois da pandemia. 

O Comitê irá propor e coordenar ações estratégicas para a retomada dos serviços públicos, a recuperação, o crescimento e o desenvolvimento estadual, associadas a medidas que observem a segurança sanitária, visando a reduzir os impactos econômicos e financeiros ocasionados pelo novo coronavírus no território sul-mato-grossense. As atividades do Comitê vão perdurar até que ocorra a estabilização e a recuperação dos serviços públicos ou até que seja editado ato normativo em sentido contrário.

Dentre as ações, o Comitê deverá propor ações estruturantes, atos normativos e medidas legislativas para a retomada das atividades afetadas pela Covid-19; articular com os municípios, empresas públicas e privadas, inclusive com entidades sem fins lucrativos, propostas de ações coordenadas para a retomada das atividades afetadas; propor medidas na área de com foco em obras públicas de responsabilidade do Estado e parcerias com o setor privado.

Também deverá propor medidas voltadas à alocação e à distribuição da atuação estatal a fim de promover a redução das disparidades regionais causadas pelos impactos econômicos e sociais; propor medidas com o objetivo de garantir a cadeia de suprimentos de setores estratégicos; propor medidas que promovam a desburocratização de procedimentos administrativos por meio do uso da tecnologia da informação e da simplificação; propor medidas que promovam a eficiência da gestão do gasto público; identificar riscos relevantes com relação às medidas propostas, bem como definir as ações de mitigação ou de eliminação de tais riscos; monitorar a evolução física e financeira das ações propostas do Comitê; avaliar os impactos das ações propostas, principalmente, no que diz respeito à segurança sanitária, ao atendimento à sociedade, aos efeitos econômicos e ao funcionamento dos órgãos da Administração Pública Estadual.

O Comitê será composto de 7 membros titulares e igual número de suplentes, representantes da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica, na qualidade de Presidente; Secretaria de Estado de Saúde; Secretaria de Estado de Fazenda; Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar; Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização; Secretaria de Estado de Justiça e ; Controladoria-Geral do Estado; Procuradoria-Geral do Estado. 

A participação no Comitê não será remunerada e seu exercício será considerado de relevante interesse público. O decreto entra em vigor nesta segunda-feira (1º) e é assinado pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e pelo secretário de Governo, Eduardo Riedel.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Pesquisa “Cultura nas Capitais” que revela panorama cultural da cidade será apresentada dia 20

mulher celular

Prefeitura lança aplicativo com ‘botão de emergência’ para proteger profissionais da saúde, educação e mulheres

‘Comete um crime e vai treinar?’ questiona juiz em audiência após assassinato de gari

Com 25,4 mil toneladas, previsão da safra 2024/2025 de MS tem 30% de crescimento

Notícias mais lidas agora

Preso com Claudinho Serra, empreiteiro ganha contrato de R$ 15 milhões na Agesul

Empresário que mora no Damha e tem cavalos de R$ 200 mil é ‘cabeça’ de quadrilha alvo da PF

TAJ Condomínio Resort chega em Campo Grande com conceito de ‘férias para vida toda’

Após batida da PF, loja alvo de operação suspende atendimentos presenciais em Campo Grande

Últimas Notícias

Mundo

Trump defende Bolsonaro e diz que Brasil é um dos ‘piores parceiros comerciais’

Republicano disse que ex-presidente do Brasil é "um homem honesto"

Brasil

Anatel retira obrigatoriedade de prefixo 0303 para ligações de telemarketing

Presidente da agência afirma que decisão "traz um equilíbrio"

Cotidiano

Em média, 141 pessoas trocam de nome por ano em MS em cartórios de registro civil

Lei promulgada em 2022 permite que cidadãos solicitem troca de nome diretamente em cartório de registro civil, sem apresentar justificativa ou ingressão com ação judicial

Cotidiano

Prefeitura adia o ‘Centro em Ação’, evento que iria discutir melhorias para a região central da Capital

A administração municipal não informou uma nova data para a programação