A , empresa que administra as vagas de estacionamento no centro de , está cobrando de mais de um motorista por um única vaga, que só pode ser ocupado por um veículo.  A denúncia foi feita pelo vereador (), em seu Instagram.

No vídeo (abaixo), o parlamentar mostra, através do aplicativo usado para o controle manual das vagas, que dois carros diferentes estão sendo cobrados pelo “uso” de uma mesma vaga.

Em 2017, a empresa lançou o aplicativo para facilitar o modo de cobrança, já que o motorista não necessita mais do ‘chaveirinho' para ativar a vaga e por isso deve ativar direto pelo celular.

Para corroborar, o vereador ainda adiciona um terceiro veículo, como se estivesse usando a vaga, o que não faz que os outros veículos que supostamente estavam usando a vaga parem de ser cobrados.

Confira o vídeo abaixo:

 

Histórico de cobranças indevidas

O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) já entrou com ação contra a Metropark Administração LTDA – que executa o serviço de estacionamento rotativo flexpark – em 2018. Os motivos eram por cobrança irregular de tarifa de estacionamento aos sábados, cobrança de estacionamento em vagas fora do contrato e repasse irregular da arrecadação ao tesouro municipal.

De acordo com o MP-MS, a empresa Metropark teria lucrado R$ 2.689.791,47 decorrente de cobranças indevidas nos últimos dez anos, de janeiro 2008 a dezembro de 2017, precisamente, somente em decorrência das cobranças aos sábados que, de acordo com o órgão, são indevidas. Isso porque o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado em 2002, que permitiu a cobrança, foi condicionado à implantação de melhorias não atendidas, conforme o MP-MS.