Mesmo durante a pandemia do coronavírus, a prefeitura de convocou a população do município para do Fundo Municipal de Saúde, que será realizada de forma presencial. A convocação foi publicada no Assomasul (Diário Oficial dos Municípios de Mato Grosso do Sul), nesta quarta-feira (27).

De acordo com a publicação, toda a população que “não faça parte do grupo de risco em relação ao novo coronavírus” está convocada para a audiência presencial. A prefeitura esclarece no texto que o encontro acontecerá “com as devidas restrições sanitárias em relação à Covid-19”, entretanto não especifica as medidas que serão tomadas.

A reunião de prestação de contas do 1º quadrimestre de 2020 ficou marcada para o dia 29 de maio, no Auditório da Câmara Municipal de Pedro Gomes. De acordo com o último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a cidade possui 7.967 habitantes, mesmo excluindo os grupos de risco, a convocação pode gerar aglomeração. Assim, a reunião não segue a recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde), para evitar grande número de pessoas no mesmo ambiente no período de pandemia.

Além do mais, outras prefeituras de Mato Grosso do Sul adotaram a prestação de contas à distância para a população, que é transmitida pela ao vivo. Na capital, por exemplo, as prestações acontecem por meio de lives nas da Câmara Municipal de .