Pular para o conteúdo
Política

Deputado sugere cancelar Cota Zero e abrir debate sobre como preservar espécies de peixes em MS

O deputado estadual Cabo Almi (PT) sugeriu que o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) cancele o decreto do Cota Zero e amplie a discussão com todos os segmentos para que ajude de forma concreta a preservar os peixes nos rios de Mato Grosso do Sul.  Almi usou a tribuna nesta quarta-feira (4) afirmando que projeto de […]
Arquivo -

O deputado estadual (PT) sugeriu que o governador (PSDB) cancele o decreto do e amplie a discussão com todos os segmentos para que ajude de forma concreta a preservar os peixes nos rios de Mato Grosso do Sul. 

Almi usou a tribuna nesta quarta-feira (4) afirmando que projeto de lei na Assembleia Legislativa de Mato Grosso sobre o mesmo assunto, foi retirado de pauta para poder ser revisado. “Os deputados do Mato Grosso conseguiram convencer o governador e ele retirou o projeto de lá para reavaliar, reorganizar e reapresentar em momento oportuno”.

Segundo Almi, esta seria uma grande oportunidade para Reinaldo rever o decreto. “Assim como o secretário Jaime Verruck e ver o que tá errado de como foi republicado e cancelar o decreto, vamos discutir de forma coletiva, ouvir setores, universidades, rede hoteleira, donos de casas de isca, de uma forma que preserve as espécies e seja bom para todos os lados”. 

O deputado avalia que a republicação do decreto por parte do Executivo não atende a categoria e muito menos preserva o meio ambiente. “O resultado é que o governador alterou decreto, mas não atende os interessados. Os pescadores não vão vir pescar em Mato Grosso do Sul , os pesqueiros estão vazios, rede hoteleira, prejuízo total da forma que ficou”.

Conforme justificativa do parlamentar, da forma que ficou o decreto, os rios continuarão sem preservação. “Não tem fiscalização, as pescas continuam clandestinas, o desmatamento nas beiras dos rios continuam, uma série de questão que as espécies não vão ser preservadas”.

É preciso um trabalho mais efetivo e uma fiscalização mais dura, conforme sugeriu Almi. “Repovoar rios, combater assoreamento, desmatamento nas margens de rios, aumentar o efetivos de policiais ambientais, que não se pesque nas cachoeiras, cabeceiras, é preciso um grande trabalho para repovoar os rios, não vai ser o pescador amador, tirando um peixe dois ou três que vai ajudar nisso. Pescar é cultura milenar, nunca de fato desapareceu peixes de rios, desaparecem quando tem grandes impactos ambientais, como o caso de Mariana, pescando não se acabar com peixe. Piracema é justamente que peixes possam procriar”.

O parlamentar Zé Teixeira (DEM) afirmou que a questão da diferenciação entre pescador profissional e amador é feita de forma equivocada. “Muitas pessoas que não são profissionais têm carteirinha para pescador profissional, não tem como fiscalizar. Essa situação deveria ser regularizada, pois como está não tem ordem e disciplina. E eu já fui em regiões que não têm mais peixes como antigamente”, alertou o deputado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: sucuri é flagrada entre rodas de caminhão após viajar por alguns quilômetros

VÍDEO: Gol fica destruído por incêndio no Jardim Leblon

Uruguai, Paraguai e Colômbia carimbam vaga para a disputa da Copa do Mundo de 2026

Irmãos condenados por estupro de crianças são presos em Terenos

Notícias mais lidas agora

Deputado do RJ usava loja do Flamengo em Campo Grande para lavar dinheiro de facção, diz MP

VÍDEO: Crianças se arriscam em quadriciclo em meio a carretas e carros na BR-163

Após 30 anos, Teatro José Octávio Guizzo é reinaugurado em Campo Grande

vacina covid-19

Covid é principal causa de internação por síndrome respiratória no Rio

Últimas Notícias

Economia

Industriais buscam parceiros nos EUA para tentar reverter tarifaço

Os industriais estão nos Estados Unidos em uma comitiva liderada pela CNI

Polícia

Um é preso com carro roubado no DF e 1,3 tonelada de maconha

A droga apreendida está avaliada em R$ 3,8 milhões

Trânsito

VÍDEO: incêndio destrói carreta em Iguatemi

A informação é a de que ninguém ficou ferido

Esportes

Brasil é dominante e vence Chile em noite do 1º gol de Estêvão e retorno triunfante de Paquetá

A noite foi especial também para Lucas Paquetá