Moradores do município de , a 371 quilômetros de Campo Grande, denunciaram que a água despejada no Rio está visivelmente contaminada e com fortes odores. Com isso, um requerimento deve ser encaminhado ao Imasul (Instituto de Meio Ambiente) para solicitar cópia de operação sobre despejo de esgoto no rio.

O documento foi protocolado na Casa de Leis pelo (PSL). Ele pede o encaminhamento do requerimento ao diretor-presidente do Imasul, André Borges de Araújo, solicitando a cópia da licença de operação do Imasul relativa às obras de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto no município.

Segundo a justificativa apresentada, o local escolhido para lançamento do esgoto, além de ser uma área de recreação da população, ainda é uma região de pesca e próximo de locais de tanques de criação de peixes. Também é possível identificar o aparecimento de diversos aguapés na beira do rio, o que anteriormente não existia, segundo relato dos moradores.

A solicitação da população, desde o início, é que o ponto de lançamento seja a jusante dos balneários e diversos ranchos existentes no local, evitando que a população seja prejudicada, caso ocorra alguma falha no tratamento terciário, o que tornaria a água imprópria. 

“Além disso, a população denuncia omissão de dados e esclarecimentos contraditórios da , o que demonstra total falta de comprometimento com a saúde da população e com a preservação do meio ambiente”.