Para evitar aglomerações, consultórios e clínicas ambulatoriais de Dourados devem agendar suas consultas com espaçamento mínimo de uma hora entre um paciente e outro. O procedimento faz parte das novas medidas previstas em decreto assinado nesta terça-feira (14) pela prefeita Délia Razuk.

O novo decreto também determina que os consultórios, os profissionais liberais, os estabelecimentos comerciais, industriais e de prestação de serviços, inclusive as agências bancárias e similares autorizados a funcionar, deverão fornecer aos seus trabalhadores os equipamentos de proteção, como álcool em gel para higienização das mãos, máscara e luvas.

Outra medida que entra em vigor é de que “aos pacientes identificados com síndrome gripal deve ser prescrito o isolamento domiciliar pelo período de 14 dias”. O decreto estabelece ainda que todos os profissionais da saúde deverão ser vacinados contra a gripe Influenza.

Além disso, as transportadoras deverão promover a desinfecção dos caminhões que fazem viagem interestadual, enquanto que a continuará implementando medidas de fiscalização através da Guarda Municipal, dos fiscais de postura, de Vigilância Sanitária e Ambiental para o cumprimento das medidas previstas, e aplicação das sanções cabíveis administrativas e penais.