Pular para o conteúdo
Política

Conselho dos secretários aprova prestação de contas de 2019 e prorroga mandato por 120 dias

Assembleia-geral do Confaz-M/MS (Conselho dos Secretários Municipais de Receita, Fazenda e Finanças do Mato Grosso do Sul), nesta sexta-feira (4), aprovou a prestação de contas da atual diretoria referente ao exercício financeiro de 2019. A reunião aconteceu no auditório da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande. A assembleia-geral foi […]
Arquivo -

Assembleia-geral do Confaz-M/MS (Conselho dos Secretários Municipais de Receita, Fazenda e Finanças do Mato Grosso do Sul), nesta sexta-feira (4), aprovou a prestação de contas da atual diretoria referente ao exercício financeiro de 2019. A reunião aconteceu no auditório da (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), em .

A assembleia-geral foi aberta às 14h pelo presidente da entidade, Itamar Mariani, secretário de Finanças de , obedecendo às regras de biossegurança por causa da do coronavírus. Durante a reunião, também foi aprovada a proposta de prorrogação do mandato da atual diretoria por um período de 120 dias, a partir do dia 17 de março de 2021.

Outros temas foram discutidos na pauta do encontro, como as últimas alterações no Simples Nacional, abordado em palestra pelo secretário-adjunto de Planejamento e Finanças da Prefeitura de Campo Grande, Sérgio A. Parron Padovan, e sobre tributos municipais com o Coordenador Tributário da Prefeitura da Capital, Alberto Kalache.

Além de orientações sobre “fim de mandato” com palestras a respeito da prestação de contas junto aos órgãos de controle externo – TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado), TCU (Tribunal de Contas da União) e Ministério Público  –, os secretários debateram outros assuntos de interesse do Conselho.

Além de fazer uma avaliação positiva do encontro, Itamar Mariani acredita que todos os secretários municipais de Finanças e Fazenda consigam fecham as contas.

“A gente espera que todos consigam cumprir os limites constitucionais, consigam chegar no dia 31 de dezembro e tenham atingido os limites de gastos com saúde e educação. E, com a benção de Deus, passem também com superávit, que tenha sobrado um pouco de dinheiro em caixa”, disse.

O presidente do Confaz-M/MS também tem uma previsão otimista com relação à situação das finanças dos municípios para o próximo ano.

Mariani disse que apesar do forte impacto causado pela Covid-19, o agronegócio do Estado acabou minimizando a crise nos municípios de MS.

“A gente sabe que a pandemia trouxe bastante dificuldade, mas em nosso estado o agronegócio é forte e está ajudando a segurar essa barra, com as exportações. Com os preços das em alta acredito que também está ajudando os municípios nesse fechamento de ano. Então, nossa previsão é otimista para que os municípios tenham mais condições financeiras, arrecadação melhorando todos consigam ter uma qualidade de vida melhor”, acrescentou o dirigente.

DIRETORIA

Na parte da manhã, na Sala Multiuso da Assomasul, Mariani comandou reunião da diretoria da entidade, na qual encaminhou os temas a serem discutidos na assembleia-geral e tratou sobre os “impactos da Lei Complementar 175/2020, que altera a forma de cobrança do ISS (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza), incidente nas atividades de planos de saúde, leasing, administração de fundos, de consórcios e de cartões crédito/débito.

Outros assuntos também foram discutidos pela diretoria do Confaz-MS/MS, que terá mais 120 dias para trabalhar, a partir de março do ano que vem.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

A pedido de Soraya Thronicke, CPI das Bets ouve Virginia Fonseca na terça-feira

Com drive-thru, dia ‘D’ de vacinação disponibiliza 15 mil doses contra Influenza na Capital

Prazo se aproxima, mas 342 mil ainda não declararam o Imposto de Renda em MS

Daniel transformou carro em motorhome para viajar de Bela Vista ao Alasca: “Sonho de criança”

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

Café da manhã para mães incentiva doação de sangue no Hemosul da Capital

Últimas Notícias

Cotidiano

Na abertura da 59ª Expoagro, Riedel celebra retomada do agro com safra promissora

A 59ª edição da Expoagro foi oficialmente aberta neste sábado (10) em Dourados, com a presença do governador Eduardo Riedel (PSDB), que participou da cerimônia de abertura e discursou ao lado de lideranças políticas, empresariais e do setor agropecuário. O evento, um dos mais tradicionais do agronegócio em Mato Grosso do Sul, começou sob chuva, … Continued

Cotidiano

Meeting Paralímpico reúne mais de 170 atletas e estreia nova modalidade em Campo Grande

Durante o evento, o campeão paralímpico Yeltsin Jacques alcançou a melhor marca do ano nos 1500 metros

MidiaMAIS

Dourados vive noite nostálgica com show poético de Geraldo Espíndola e Marcio de Camillo

Apresentação teve acompanhamento de luxo da Orquestra de Câmara do Pantanal e também da Cia de Dança

MidiaMAIS

Dia das Mães: confira 5 receitas quentinhas para surpreender a família

O Midiamax separou cinco receitas deliciosas para curtir o Dia das Mães em família no clima frio do Mato Grosso do Sul; confira