Pular para o conteúdo
Política

Bancada de MS alerta para impacto econômico do coronavírus em MS

Para os deputados de Mato Grosso do Sul, não há alarde ou histeria nas medidas tomadas pelo Ministério da Saúde sobre o coronavírus. Os deputados federais Rose Modesto (PSDB), Fábio Trad (PSD) e Dagoberto Nogueira (PDT) também avaliaram nesta quinta-feira (12) como preocupantes os impactos econômicos do surto da doença, que ainda deve chegar no […]
Arquivo -

Para os deputados de Mato Grosso do Sul, não há alarde ou histeria nas medidas tomadas pelo Ministério da Saúde sobre o coronavírus. Os deputados federais (PSDB), Fábio Trad (PSD) e (PDT) também avaliaram nesta quinta-feira (12) como preocupantes os impactos econômicos do surto da doença, que ainda deve chegar no Estado.

“Mato Grosso do Sul sofrerá os efeitos reflexos da tendência recessiva da economia nacional. Preocupa-me, em especial, o impacto nas commodities uma vez que atinge diretamente o nosso Estado”, destacou o deputado Fábio Trad.

“O risco do coronavírus se espalhar por todo o Brasil é enorme, tanto que foi montada uma estrutura nacional e estadual de atendimento aos pacientes. Mas ainda vai ser necessário criar mais 3,2 mil leitos de UTI para combater a epidemia, que deve ter um crescimento em espiral. Com os 69 casos registrados no país, pesquisa aponta que em 15 dias serão 4 mil e cerca de 30 mil em 21 dias”, completou Rose Modesto.

Sobre a questão da proximidade com outros países, como e Bolívia, que fazem fronteira seca com o Estado, Fábio Trad acredita que o monitoramento deve ser aumentado.

“Defendo que, por enquanto, haja uma política mais efetiva de monitoramento dos casos sem prejuízo de eventual e futura adoção de medidas mais duras e sempre em conjunto com os demais países para evitar a disseminação. Não acho que seja alarde ou histeria. A situação é realmente grave e precisa ser enfrentada com maturidade, versatilidade e responsabilidade de todos”.

Por outro lado, Rose Modesto acredita que o Congresso deve assegurar a aprovação da suplementação orçamentária de R$ 5 bilhões pedida pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

“Mandetta foi franco e deu um panorama realista do impacto do coronavírus em todo o país, o que engloba a região de fronteira. Esse recurso aliado à portaria do Ministério da Saúde publicada ontem, na qual define os procedimentos de emergência de saúde pública, entre eles o isolamento, com separação de pessoas sintomáticas ou assintomáticas, é o caminho para contermos os impactos da doença. É uma pandemia, que pode levar muitas pessoas à morte”, finalizou.

Dagoberto disse que a ‘péssima estrutura de Saúde’ no interior deve agravar a situação. “Fazemos divisa com o Paraguai e a Bolívia e temos que começar a discutir o que os demais países estão fazendo. Fechar nossas fronteiras, nossas divisas e aeroportos”.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
lula

Brasil não aceitará nada que lhe seja imposto, diz Lula à TV americana

Vereador conclui pedalada de 300 km em agradecimento a vida do filho: ‘Emoção indescritível’

Fim de semana terá bloqueio da BR-163 para obra de anel viário

Brasil leva medalha na natação, a 1ª nos Jogos Mundiais Universitários

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

VÍDEO: Motociclista atinge traseira de carro durante conversão em corredor de ônibus

Últimas Notícias

Polícia

Trabalhadores encontrados mortos após acidente na MS-145 são identificados pela polícia

Os dois homens estavam desaparecidos, mas foram encontrados mortos na tarde desta quinta-feira, em Deodápolis

Polícia

Servidores são afastados de CAPS em Campo Grande por suspeita de fraudar prontuários

Ação realizada nesta quinta-feira faz parte da segunda fase da ‘Operação S.O.S Caixa Preta’

Cotidiano

Sejuv estreia curso gratuito de violão para iniciantes cursos

Inscrição para este, e outros cursos, estão abertas

Polícia

VÍDEO: Em plena luz do dia, trabalhador tem moto furtada no Itanhangá Park

O veículo foi recuperado horas depois no bairro Parque do Lageado