Pular para o conteúdo
Política

Avanço do coronavírus em MS é falta de conscientização da população, afirma prefeito de Batayporã

O motivo do recente avanço do coronavírus em MS, para o prefeito de Batayporã, Jorge Luiz Takahashi, é a falta de conscientização da população.
Arquivo -

O motivo do recente avanço do em , para o prefeito de , Jorge Luiz Takahashi, é a falta de conscientização da população. “As pessoas ainda não estão levando a sério, estão brincando”, comentou sobre a pandemia do coronavírus.

Em transmissão ao vivo nas redes sociais, o prefeito lembrou que mesmo com “alertas de todos os órgãos do Governo do Estado e Federal”, os sul-mato-grossenses não se conscientizaram sobre a gravidade da pandemia. “A gente percebe que a população, as pessoas principalmente, estão brincando com uma fase do que está passando pelo Brasil, pelo nosso Estado e principalmente no nosso município de Batayporã”.

Durante atualização dos casos de coronavírus no município, Takahashi citou algumas cidades que possuem os maiores números de infectados do estado. “Fátima do Sul estava brincando, Guia Lopes da Laguna estava brincando, estava brincando, e o que aconteceu? Olha essa brincadeira onde chegou, a falta de conscientização nossa, enquanto população, é onde chegou”, ressaltou.

De acordo com boletim da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Mato Grosso do Sul possui 1.356 casos confirmados de coronavírus, sendo que a capital possui 278 infectados, seguida por Dourados com 236 e Guia Lopes da Laguna com 225. Até o momento, Batayporã possui seis casos confirmados da doença e dois óbitos causados pelo coronavírus.

Medidas mais severas

Nesta sexta-feira (29), foi publicado o decreto nº 47/2020, que torna as medidas de enfrentamento ao coronavírus mais severas em Batayporã. “Nós estamos tendo problemas também com alguns comerciantes, que estavam brincando até esses dias agora, como se isso não existisse [coronavírus], eles não estavam usando máscaras e nem exigindo que os funcionários usassem”, citou o prefeito.

No decreto, a prefeitura diminuiu o período de funcionamento de conveniências, bares, sorveterias, restaurantes e lanchonetes do município. Para evitar aglomerações e aumentar o índice de isolamento social, o toque de recolher da cidade passou a ser das 20h às 05h do dia seguinte.

“A nossa taxa de isolamento caiu, está lá embaixo, 30% é considerado zero em uma pandemia dessas”, lembrou. Takahashi também ressaltou em transmissão ao vivo as multas que poderão ser aplicadas para reuniões familiares e não familiares que causem aglomerações, que tem valor previsto de R$ 1 mil segundo o decreto.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Santos busca empate heroico com Atlético-MG e times mantém situação dramática no Brasileirão

Seguem abertas inscrições para vestibular e Passe da UFMS em 11 cidades de MS

Tarcísio volta a Brasília para lobby pela anistia após julgamento de Bolsonaro

Sua rua está na lista? Lançada licitação para asfaltar bairro de Aparecida do Taboado

Notícias mais lidas agora

Juíza manda perita explicar laudo que livra JBS por poluir córrego turístico em MS

Frei Gilson vira febre em cidade de MS e todo mundo quer caneca para o café das 3h

bolsonaro

Bolsonaro retorna para prisão domiciliar após deixar hospital e médico atesta anemia: ‘fragilizado’

Flamengo vence o Juventude em Caxias do Sul e amplia vantagem na liderança do Brasileiro

Últimas Notícias

Brasil

Regulamentação da reforma tributária está sendo finalizada, diz senador

Proposta detalha como o poder público cobrará e decidirá sobre controvérsias do futuro Imposto sobre Bens e Serviços

Cotidiano

Prefeitura de Três Lagoas emite alerta após infestação de pernilongos

Secretaria de Saúde informou que “fumacê” não pode ser usado neste caso, mas orientou população a tomar cuidados simples para evitar proliferação

Esportes

São Paulo bate Botafogo e mantém embalo dentro de campo enquanto é lesado por Casares fora dele

Foi o primeiro triunfo tricolor em cinco anos contra o Botafogo

Polícia

Homem leva tiro de espingarda em Sidrolândia e é internado

Amigo encontrou vítima sangrando na varanda