Com avanço do no Estado, mais cinco municípios podem ter reconhecimento do estado de calamidade pública aprovado pela Alems (Assembleia Legislativa de ). Os pedidos foram feitos em razão da pandemia do coronavírus, pelos municípios de Laguna Carapã, Santa Rita do Pardo, Itaporã, Ponta Porã, e Juti.

Os Projetos de Decreto Legislativo foram elaborados pela da Alems e tramitam na assembleia. Assim, quando o estado de calamidade é reconhecido, o município pode abrir crédito extraordinário, remanejar, transferir e utilizar reserva de contingência, com o imediato conhecimento da Câmara de Vereadores. Além disso é possível realizar contratação emergencial de pessoal e adotar outras medidas.

Então, se os projetos sejam aprovados pela Alems, os municípios permanecem em estado de calamidade até 31 de dezembro. De acordo com a CNM (Confederação Nacional dos Municípios), até 31 de março, mais de 1.900 municípios brasileiros haviam decretado estado de calamidade por conta do novo coronavírus .

Outras 22 cidades solicitaram o reconhecimento estado de calamidade pública à Alems. Brasilândia foi a primeira, seguida de Água Clara, Fátima do Sul, , Glória de Dourados, Inocência e Paranaíba, Cassilândia, Batayporã, Rio Brilhante, Aral Moreira. As mais recentes aprovações aconteceram para Guia Lopes da Laguna, Naviraí, Costa Rica, Chapadão do Sul, Sidrolândia, , Jardim, Aquidauana, , Miranda e Rio Negro.