Após cassação, MP recomenda que Justiça Eleitoral invalide candidatura de ex-prefeito de Bandeirantes
O MPE (Ministério Público Eleitoral) de Mato Grosso do Sul pediu à Justiça Eleitoral que negue o registro de candidatura do ex-prefeito de Bandeirantes, Álvaro Urt (DEM). Ele teve o mandato cassado nesta semana. Na manifestação, o promotor eleitoral Paulo Henrique Mendonça de Freitas sustenta que o ex-prefeito está inelegível justamente por ter perdido os […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O MPE (Ministério Público Eleitoral) de Mato Grosso do Sul pediu à Justiça Eleitoral que negue o registro de candidatura do ex-prefeito de Bandeirantes, Álvaro Urt (DEM). Ele teve o mandato cassado nesta semana.
Na manifestação, o promotor eleitoral Paulo Henrique Mendonça de Freitas sustenta que o ex-prefeito está inelegível justamente por ter perdido os direitos políticos após a cassação do mandato.
Para defender a impugnação, o promotor citou o caso do ex-prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), que teve o registro de candidato a deputado federal em 2018 indeferido, o que anulou seus votos e o impediu de tomar posse como suplente.
Bernal teve o mandato cassado em 2013 e ainda está com seus direitos políticos suspensos. Apesar disso, a Justiça Eleitoral permitiu que ele concorresse ao Senado Federal em 2014.
“No caso supracitado, tem-se idêntica situação fática e jurídica – caso do ex-prefeito de Campo Grande/MS cassado pela Câmara Municipal do referido município – em que restou afirmada a jurisprudência daquela Corte Superior Especializada no sentido de que o registro de candidatura do pretendente a cargo eletivo, após cassação pelo Legislativo Municipal, foi indeferido pelo TSE”, escreveu Mendonça de Freitas.
O pedido foi apresentado ontem, quinta-feira (1º). Já hoje, sexta-feira (2), o juiz eleitoral Daniel Foletto Geller, da 34ª Zona Eleitoral, deu prazo de sete dias para Urt apresentar sua defesa.
Notícias mais lidas agora
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
Habitação: 185 casas populares são entregues em Aquidauana nesta sexta-feira
Entregas ocorrem no Jardim Pantanal
Portaria autoriza Polícia Civil a intimar pelo WhatsApp a partir desta sexta
Autorização consta em edição do Diário Oficial do Estado
Em MS 3,4 mil contribuintes receberão lote residual do Imposto de Renda; saiba como consultar
A consulta do 2° lote residual da Restituição do Imposto de Renda estará disponível a partir das 10h desta sexta-feira (22)
Mais de cem quilos de cabelo humano são interceptados em rodovia de MS
Material apreendido está avaliado em R$ 920 mil
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.