Análise do orçamento de 2021 na Assembleia deve levar mais de um mês
Da discussão nas comissões até a votação final, a análise do projeto do orçamento de 2021 na Alems (Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul) deve levar mais de um mês. O rito foi aprovado durante a sessão desta quarta-feira (14). O rito também vale para a proposta de revisão do PPA (Plano […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Da discussão nas comissões até a votação final, a análise do projeto do orçamento de 2021 na Alems (Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul) deve levar mais de um mês. O rito foi aprovado durante a sessão desta quarta-feira (14).
O rito também vale para a proposta de revisão do PPA (Plano Plurianual) 2020/2023. A LOA (Lei Orçamentária Anual) chegou ontem, terça-feira (13), à Casa de Leis. A estimativa é de uma receita de R$ 16,8 bilhões.
Mesmo com a crise da pandemia de Covid-19, isso representa um aumento de 6,47% em relação à peça deste ano. E são cerca de R$ 600 milhões a mais do que a estimativa da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias).
Até o dia 22, os deputados estaduais podem apresentar emendas à peça orçamentária. No dia 24, a matéria deve ir para discussão na CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação).
Os membros do colegiado têm até 4 de novembro para devolver o texto, que no dia seguinte, deve entrar na CFO (Comissão de Finanças e Orçamento). Esse grupo tem até 16 do mesmo mês para entregar o projeto.
No dia 17 de novembro, o texto deve ir à primeira discussão em plenário. Após a votação, a proposta volta à CFO para entrosamento.
Após isso, os parlamentares têm de 19 a 23 de novembro para apresentar emendas. A CCJR volta a analisar a matéria após os acréscimos no dia, devolvendo dois dias depois.
De novo, a proposição volta para a comissão de Finanças, em 30 de novembro, devendo entregá-la em 3 de dezembro. No dia 8, a peça vai à segunda discussão em plenário.
E no dia 9, os deputados votam o texto em redação final. Após isso, a Alems envia o texto para Reinaldo sancionar. Para se chegar ao orçamento estadual, que se trata do planejamento do governo para o ano seguinte, são elaboradas e postas em práticas as três leis: o PPA, a LDO e a LOA. O PPA é a previsão estratégica do governo para um período de quatro anos. Já a LDO, é o planejamento de vigência anual, que também direciona a LOA.
Notícias mais lidas agora
- Embaixadora do samba e benzedeira, familiares se despedem de Dona Cida em Campo Grande
- Homem é morto em confronto com a Polícia após roubar carro e fugir para rodovia
- Homem é encontrado morto em casa no Carandá Bosque
- Ano termina sem solução para moradores do Nova Campo Grande: ‘final de ano no fedor é difícil’
Últimas Notícias
Últimos dias: prazo para aproveitar Lei da Anistia e regularizar imóveis termina na terça-feira
Principal objetivo da Lei da Anistia de Campo Grande é conceder Carta Habite-se
PRF de Dourados tirou mais de 130 toneladas de drogas de circulação em 2024
Delegacia também apreendeu pistolas e fuzis do crime organizado
Confira as atribuições das novas pastas da Casa Civil e Articulação Regional de Campo Grande
Reforma trouxe novidades na estrutura da administração direta de Campo Grande
Apesar de versões contraditórias, suspeito de matar mãe com pá fica em silêncio em interrogatório
Suspeito teve a prisão preventiva decretada após a prisão na última sexta-feira (27) no Parque Residencial União
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.