A expectativa pela desistência do Paulo Tucura (DEM) de disputar a reeleição em deixou população e oposição do município no aguardo do suposto anúncio. O que vinha sendo tratado como rumor nos bastidores políticos pode se concretizar nesta quarta-feira (10), segundo aliados. 

Conforme apurado pelo Jornal Midiamax junto a lideranças do partido, Tucura já tem um plano B para as eleições municipais: o nome do ex-secretário de Obras, Nilson Perreira de Góis (DEM), conhecido como Nilsão. Os motivos da desistência da pré-candidatura não foram informados, mas a batida de martelo teria ocorrido após conversa com vereadores da base aliada.

A mudança no cenário eleitoral animou pré-candidatos de oposição. Muitos preferem não mencionar diretamente o nome de Tucura por nem considerá-lo mais adversário, mas confessam comemorar a retirada de pré-candidatura. Nos bastidores, a informação é que o eleitor estaria dividido entre dois pré-candidatos: o ex-prefeito Zé Cabelo (PSDB) e o ex-candidato a governador, João Alfredo (). Integram ainda a lista de pré-candidatos Adriana Peixoto (PTB) e a vereador Fabiana Galvão (MDB).

A reportagem tentou contato com Tucura e os pré-candidatos listados até o momento, mas nem todos atenderam nem retornaram. Seguem abaixo alguns dos nomes da disputa e permanece aberto o espaço aos demais que queiram tornar públicas suas pretensões pré-eleitorais:

Marquinho Teixeira (Solidariedade) 

Para o corretor de seguros de 38 anos, pós-graduado em gestão pública e que sempre foi avesso à política, e eleição será a estreia na tentativa de vida pública. O incentivo ocorreu após cenário desenhado no município, com suposta rejeição ao nome do atual gestor. ‘O principal objetivo da minha candidatura é proporcionar à população um nome que não tem participação anterior e possa ter  uma gestão empreendedora e humana”, disse.

João Alfredo Danieze (PSOL)

Candidato ao Governo do Estado nas últimas eleições, Danieze ressalta que na cidade muito se ouvia sobre a saída de Tucura. Diferente de outros pré-candidatos de oposição, entretanto, ele acredita que não haverá significativa mudança em virtude da indicação de outro nome pelo atual prefeito. Mesmo assim, defende que haja pluralidade no pleito. Em toda eleição é preciso ter muitos candidatos para que o eleitor possa ter opção a mais”, comentou. Sua plataforma de pré-candidatura, ressalta, é baseada na geração de emprego e  renda; educação; saúde e combate à corrupção.

Kleber Souza ()

Depois de concorrer em 2016, Kleber diz ter plano de pré-candidatura baseado no combate à corrupção. “Ribas só vai sair do buraco quando eleger um prefeito que não tenha acordos com bandidos. Isso é crucial para o sucesso administrativo de qualquer cidade. Ribas precisa de gente que goste da cidade da verdade e não dos milhões de reais que ela arrecada”, enfatizou.

Filho de ex-prefeitos 

Aos 31 anos, o dentista Thiago Friosi (PSD) nunca disputou uma eleição. Mas, após seu pai administrar o município na década de 90 e a mãe ser eleita para mandato tampão em 2002, ele viu oportunidade de ingressar no meio. “Eu fui criado no meio politico e vi a população carente de um novo nome e uma nova liderança”, afirmou, contando que após trabalho de escuta decidiu participar.