Pular para o conteúdo
Política

Terra Branca II: Ex-chefe do RH da Prefeitura e ex-secretária de Assistência estão entre presas

Além da ex-secretária de Assistência Social e Administração Andressa Paraquett, presa no Rio de Janeiro nesta segunda-feira (25), o Gaeco cumpriu ordem de prisão contra a ex-secretária de Assistência Social Eiza Nágila Bassoli e contra a ex-chefe dos Recursos Humanos da Prefeitura de Ladário Marilene Ribeiro de Souza. Existe um outro mandado de prisão, ainda […]
Arquivo -

Além da ex-secretária de Assistência Social e Administração Andressa Paraquett, presa no nesta segunda-feira (25), o cumpriu ordem de prisão contra a ex-secretária de Assistência Social Eiza Nágila Bassoli e contra a ex-chefe dos Recursos Humanos da Prefeitura de Ladário Marilene Ribeiro de Souza.

Existe um outro mandado de prisão, ainda não divulgado pelo MP-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul). De acordo com as investigações, Marilene teria facilitado as contratações por meio de processos seletivos fraudulentos.

Eiza Bassoli assumiu a Secretaria de Assistência após Andressa Paraquett, que atuava como secretária de Administração. Após a prisão do ex-prefeito Carlos Ruso, ela foi exonerada, indo morar no Rio de Janeiro.

Marilene deixou os Recursos Humanos e ainda foi Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, cargo que deixou ano passado após ser exonerada pelo atual secretário de Assistência, Alexandre Ohara.

Fraude em licitação para pagar campanha

A Operação Terra Branca II, deflagrada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), faz nesta segunda-feira (25) buscas, apreensões e cumpriu quatro mandados de prisão ao investigar suspeitas de fraude em licitação com quatro empresas de , cidade vizinha.

O órgão do MP-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) realiza a operação em conjunto com a Promotoria do Patrimônio Público de Corumbá e também apura a realização de contratações de pessoal por meio de processos seletivos fraudulentos.

Segundo o Ministério, uma organização criminosa atuou na Secretaria de Assistência Social do Município de Ladário no período de janeiro de 2017 a outubro de 2018.

O objeto da investigação refere-se à prática dos crimes de organização criminosa, peculato, prevaricação, falsidade ideológica e fraude em licitação através do desvio de dinheiro público mediante a contratação fraudulenta de empresas e prestadores de serviços, via dispensa ilegal de processo licitatório, com superfaturamento dos preços e ausência da entrega do bem ou serviço contratado.

A fraude também ocorria via contratação direta de servidores, via processo seletivo também fraudado. Os valores dos cofres públicos recebidos pelas empresas ou servidores contratados ilegalmente eram repassados aos agentes públicos participantes do esquema.

Os desvios tiveram início logo nos primeiros meses de 2017 e, naquele momento, serviram ao propósito de saldar dívidas da campanha eleitoral para a eleição municipal ocorrida em 2016. Após o esquema, foi ampliada para propiciar a continuidade dos desvios em favor dos gestores da Secretaria de Assistência Social.

A ex-secretária de Assistência Social foi presa no Rio de Janeiro com apoio do Ministério Público daquele Estado. Foram alvos de busca e apreensão, nesta data, a Secretaria de Assistência Social, o setor de Recursos Humanos localizado na Prefeitura Municipal, a residência dos investigados, além de quatro empresas com sede na vizinha cidade de Corumbá e que mantiveram contratos fraudulentos com o Município de Ladário.

O nome da operação faz referência ao termo como a cidade de Ladário é conhecida (eis que situada sobre uma formação de calcário) e porque a cidade foi há pouco tempo também alvo de operação do Gaeco para cumprimento de mandados de prisão contra o Prefeito, Secretário de Educação e vereadores pela prática dos crimes de corrupção e organização criminosa.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Katy Perry e Justin Trudeau são flagrados trocando beijos em iate na Califórnia

Jovem de 22 anos finge ser sequestrado em SP para conseguir dinheiro da própria mãe

servidores sidrolandia

Prefeitura de Sidrolândia proíbe contratação de condenados por crimes sexuais contra menores

STF mantém multa de R$ 40 mil a prefeito de Corumbá por morte de bebê na barriga da mãe

Notícias mais lidas agora

Após denúncia no Conselho Nacional, MPMS suspende locação milionária de 750 iPhones

‘Iria mexer com a rotina da cidade’: professor da Maria Constança revela sonho para o vôlei após Supercopa

consórcio guaicurus

Consórcio Guaicurus ameaça suspender vale-transporte se Justiça não anular multas

adriane governo

Plano do Governo Federal deve reduzir filas na Saúde de Campo Grande, diz Adriane Lopes

Últimas Notícias

Trânsito

Motorista morre após carreta capotar na BR-163 entre Naviraí e Juti

Caminhão Scania tombou próximo ao acostamento por volta das 14h30 desta terça-feira (14)

Le Blog Maria Antonia

Halloween Sephora 2025: Anitta é confirmada como atração principal do baile de beleza

Um dos eventos mais aguardados do calendário de moda e beleza está de volta! A sexta edição do “Baile de Halloween” da Sephora já tem data, tema e atrações confirmadas. Marcado para o dia 18 de outubro de 2025 (sexta-feira), o baile acontecerá em um local inédito em São Paulo e trará uma programação de … Continued

Le Blog Maria Antonia

Maroon 5 anuncia show gratuito e exclusivo em São Paulo em dezembro

Os fãs de Maroon 5 já podem começar a contagem regressiva! A banda norte-americana fará um show gratuito e exclusivo em dezembro deste ano, na cidade de São Paulo. A novidade foi anunciada pela Budweiser, que será responsável por organizar o evento Bud Live, trazendo o grupo liderado por Adam Levine de volta ao Brasil … Continued

Transparência

Promotoria apura TAF feminino de concurso para Agentes Socioeducativos em MS

Mulheres registraram questionamentos sobre edital na ouvidoria do Ministério Público