Pular para o conteúdo
Política

Simone anuncia relatores dos projetos do pacote anticrime de Moro

Presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça do Senado), a senadora Simone Tebet (MDB-MS) anunciou, nesta segunda-feira (1º), os relatores dos três projetos de lei do pacote anticrime do Ministro Justiça, Sérgio Moro. O texto sobre combate à corrupção, ao crime organizado, e aos crimes violentos ficará a cargo do senador Marcos do Val […]
Arquivo -
Simone anuncia relatores dos projetos do pacote anticrime de Moro
Presidente da CCJ, senadora Simone Tebet. (Foto: Roberto Castello/Agência Senado)

Presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça do Senado), a senadora Simone Tebet (MDB-MS) anunciou, nesta segunda-feira (1º), os relatores dos três projetos de lei do pacote anticrime do Ministro Justiça, .

O texto sobre combate à , ao crime organizado, e aos crimes violentos ficará a cargo do senador Marcos do Val (PPS-ES). Marcio Bittar (MDB-AC) ficará com a relatoria sobre a criminalização do Caixa 2; enquanto Rodrigo Pacheco (DEM-MG) será o responsável pelo que trata da definição de competências da Justiça Comum e da Justiça Eleitoral.

Segundo Simone, a designação dos relatores é uma forma de agilizar a tramitação dos projetos anticrime no Senado. Seguindo compromisso firmado com o ministro Sérgio Moro, que foi sabatinado por parlamentares na semana passada.

Leis

As medidas, que incluem alterações em 14 leis, como o Código Penal, o Código de Processo Penal, a Lei de Execução Penal, a Lei de Crimes Hediondos, o Código Eleitoral, entre outros, são consideradas uma das vitrines do governo. O pacote começou a ser construído ainda no período do governo de transição pela equipe de Moro e busca formas de endurecer o combate a crimes violentos, como o homicídio e o latrocínio, e também contra a corrupção e as organizações criminosas.

Entre as medidas do texto está a elevação de penas para crimes com arma de fogo e o aprimoramento do mecanismo que possibilita o confisco de produto do crime, permitindo o uso do bem apreendido pelos órgãos de segurança pública. O projeto pretende deixar claro que o princípio da presunção da não impede a execução da condenação criminal após segunda instância.

Outra proposta é a reforma dos dispositivos sobre crime de resistência, introduzindo soluções negociadas no Código de Processo Penal e na Lei de Improbidade. O texto conta também com medidas para assegurar o cumprimento da condenação após julgamento em segunda instância, aumentando a efetividade do Tribunal do Júri.

Sergio Moro também defende tipificar como crime o chamado caixa 2, que é arrecadar, manter, movimentar ou utilizar valores que não tenham sido declarados à Justiça Eleitoral.

Outro ponto conceitua organizações criminosas e prevê que seus líderes e integrantes, ao serem encontrados com armas, iniciem o cumprimento da pena em presídios de segurança máxima. Condenados que sejam comprovadamente integrantes de organizações criminosas não terão direito a progressão de regime. A proposta ainda amplia – de um para três anos – o prazo de permanência de líderes de organizações criminosas em presídios federais.

*Com Agência Brasil

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Rato’ disparou 20 vezes para matar filho de policial civil no Nova Lima

PT cogita receber Simone Tebet para disputar o senado por MS em 2026

Luis Fernando Verissimo fez história como escritor assim como o pai, Erico Verissimo

Lucas Lima pega voo com famosos e brinca: ‘se cair, nem sou citado’

Notícias mais lidas agora

Justiça manda Consórcio Guaicurus pagar R$ 184 mil por atrasos de ônibus em Campo Grande

Filho de policial civil é morto em frente de conveniência no Nova Lima

Bobadilla abriu o placar para o São Paulo diante do Vitória no MorumBis. Foto: Rubens Chiri/São Paulo FC

Onde assistir: sábado tem Brasileirão e muito futebol europeu

moraes

Moraes manda vistoriar carros e área externa da casa de Bolsonaro

Últimas Notícias

Polícia

Idoso é encontrado morto após passar quase 12 horas caído em calçada no Aero Rancho

Homem foi encontrado morto por motoentregador em frente à uma tabacaria

MidiaMAIS

Com participação de 32 cidades, Dourados vira ‘capital de bandas e fanfarras’ do MS

Campeonato reúne 2.500 participantes e atrai moradores da cidade

Mundo

VÍDEO: Após rumores de morte, Trump é visto indo para campo de golfe nos EUA

Presidente americano teve agendas do final de semana canceladas

Política

PT terá candidato ao governo de MS em 2026, diz Vander Loubet

Partido dos Trabalhadores estuda três nomes para disputar o cargo no próximo ano