Pular para o conteúdo
Política

Simone anuncia relatores dos projetos do pacote anticrime de Moro

Presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça do Senado), a senadora Simone Tebet (MDB-MS) anunciou, nesta segunda-feira (1º), os relatores dos três projetos de lei do pacote anticrime do Ministro Justiça, Sérgio Moro. O texto sobre combate à corrupção, ao crime organizado, e aos crimes violentos ficará a cargo do senador Marcos do Val […]
Arquivo -
Simone anuncia relatores dos projetos do pacote anticrime de Moro
Presidente da CCJ, senadora Simone Tebet. (Foto: Roberto Castello/Agência Senado)

Presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça do Senado), a senadora Simone Tebet (MDB-MS) anunciou, nesta segunda-feira (1º), os relatores dos três projetos de lei do pacote anticrime do Ministro Justiça, .

O texto sobre combate à , ao crime organizado, e aos crimes violentos ficará a cargo do senador Marcos do Val (PPS-ES). Marcio Bittar (MDB-AC) ficará com a relatoria sobre a criminalização do Caixa 2; enquanto Rodrigo Pacheco (DEM-MG) será o responsável pelo que trata da definição de competências da Justiça Comum e da Justiça Eleitoral.

Segundo Simone, a designação dos relatores é uma forma de agilizar a tramitação dos projetos anticrime no Senado. Seguindo compromisso firmado com o ministro Sérgio Moro, que foi sabatinado por parlamentares na semana passada.

Leis

As medidas, que incluem alterações em 14 leis, como o Código Penal, o Código de Processo Penal, a Lei de Execução Penal, a Lei de Crimes Hediondos, o Código Eleitoral, entre outros, são consideradas uma das vitrines do governo. O pacote começou a ser construído ainda no período do governo de transição pela equipe de Moro e busca formas de endurecer o combate a crimes violentos, como o homicídio e o latrocínio, e também contra a corrupção e as organizações criminosas.

Entre as medidas do texto está a elevação de penas para crimes com arma de fogo e o aprimoramento do mecanismo que possibilita o confisco de produto do crime, permitindo o uso do bem apreendido pelos órgãos de segurança pública. O projeto pretende deixar claro que o princípio da presunção da não impede a execução da condenação criminal após segunda instância.

Outra proposta é a reforma dos dispositivos sobre crime de resistência, introduzindo soluções negociadas no Código de Processo Penal e na Lei de Improbidade. O texto conta também com medidas para assegurar o cumprimento da condenação após julgamento em segunda instância, aumentando a efetividade do Tribunal do Júri.

Sergio Moro também defende tipificar como crime o chamado caixa 2, que é arrecadar, manter, movimentar ou utilizar valores que não tenham sido declarados à Justiça Eleitoral.

Outro ponto conceitua organizações criminosas e prevê que seus líderes e integrantes, ao serem encontrados com armas, iniciem o cumprimento da pena em presídios de segurança máxima. Condenados que sejam comprovadamente integrantes de organizações criminosas não terão direito a progressão de regime. A proposta ainda amplia – de um para três anos – o prazo de permanência de líderes de organizações criminosas em presídios federais.

*Com Agência Brasil

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Checklist Definitivo para Escolher a Chácara Ideal para seu Evento

mourão

‘Não aceito que venha meter o bedelho’, diz Mourão sobre tarifaço de Trump

Campo Grande deve receber aporte do Tesouro Nacional até três meses após ajuste fiscal

Com 8 deputados em home office, falta de internet atrasa sessão na Alems

Notícias mais lidas agora

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

lei da reciprocidade

Relatada por Tereza Cristina, Lei da Reciprocidade é publicada em resposta ao ‘tarifaço’ de Trump

axolote medicina cancer de mama 2

Cientistas descobrem novo superpoder de animal que vive no Bioparque Pantanal

Programa que paga produtores para conservar o Pantanal abre inscrições nesta sexta-feira

Últimas Notícias

Polícia

Confronto com a polícia acaba com criminoso morto em Campo Grande

Criminoso tem várias passagens, inclusive por latrocínio

Cotidiano

Desempregado? Feirão de empregos chega ao Jardim Canguru nesta terça-feira

O Cras (Centro de Referência em Assistência Social) do bairro recebe o 36° Feirão de Empregos da Funsat entre 13h e 16h

Sem Categoria

Promotor cobra ‘prestação de contas’ das políticas para LGBTQIAPN+ em Amambai

De prefeito a delegado de polícia, autoridades vão precisar prestar informações sobre o que tem sido feito pelo grupo

Cotidiano

Fumacê amplia o combate à dengue em quatro bairros de Campo Grande

Para garantir a eficácia do fumacê, é necessário manter as portas e janelas abertas