Pular para o conteúdo
Política

Reunião entre Corrêa e Passos vai definir rumos de emenda polêmica

Uma reunião entre o presidente da ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), Paulo Corrêa (PSDB), e o PGJ (Procurador-geral da Justiça), Paulo Cézar dos Passos, deve definir os últimos detalhes da emenda feita a um projeto de lei encaminhado pelo MP-MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul). Essa informação foi passada pelo […]
Arquivo -
Paulo Cézar dos Passos (Divulgação
Paulo Cézar dos Passos (Divulgação
Reunião entre Corrêa e Passos vai definir rumos de emenda polêmica
Paulo Cézar dos Passos considera emenda inconstitucional (Divulgação, MP-MS)

Uma reunião entre o presidente da ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), (PSDB), e o PGJ (Procurador-geral da Justiça), Paulo Cézar dos Passos, deve definir os últimos detalhes da emenda feita a um projeto de lei encaminhado pelo MP-MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul).

Essa informação foi passada pelo relator do projeto, o deputado estadual Gerson Claro (PP). Segundo ele, essa reunião servirá para que Assembleia e Ministério Público tentem entrar em acordo para que a medida não prejudique o trabalho de nenhum dos lados.

Havia a previsão de que o parecer do relator sobre o projeto de lei fosse entregue até quarta-feira (3), porém, de acordo com Claro, essa data pode ser alterada justamente por conta desse encontro. “Já está quase pronto, mas precisamos aguardar essa reunião”.

O deputado não quis adiantar nenhum ponto do seu parecer. Na semana passada ele chegou a declarar que poderia fazer mudanças na ideia de emenda inicial e fazer com que ela ficasse mais no “meio termo”.

Segundo o parlamentar, uma forma de fazer isso seria usar de modelo a esfera federal, onde a PGR (Procuradora-geral da República), Raquel Dodge, pode delegar aos subprocuradores a investigação de casos que envolvam foro privilegiado. “Nós temos o PGJ podendo delegar ostensivamente. Vamos dizer que ele não possa ser ostensivamente, mas e se ele puder delegar aos procuradores?”, comentou o deputado na terça-feira (26) em entrevista ao Jornal Midiamax.

Emenda polêmica

Desde que foi apresentada pela Casa de Leis, a emenda tem causado polêmicas entre o MP e a ALMS. Primeiro pelo fato dela ter sido colocada em um projeto de lei apresentado pelo órgão com o objetivo de transformação de cinco cargos de promotor de Justiça de primeira entrância em cargos de segunda entrância, criação de outros cinco de segunda entrância e cinco em entrância especial, mas sofreu alteração ao chegar na CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação).

Segundo por limitar a autonomia do PGJ para delegar atribuições e centraliza no gabinete do chefe do órgão as investigações que podem atingir autoridades protegidas por foro por prerrogativa de função.

A emenda conseguiu a assinatura de todos os deputados, porém, após tanta confusão, três retiraram seu apoio. A justificativa para o acréscimo no Projeto de Lei foi de ‘correção de brechas’ na Lei Orgânica do MP-MS.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Irmãos que espancaram indígena até a morte em Dourados têm prisão preventiva decretada

‘Nem existem tantas palavras’: voto de 14h de Fux no julgamento de Bolsonaro vira meme

VÍDEO: Súplica de menino com TDAH para treinar com Neymar vira música em MS

Prefeitura de Campo Grande publica licitação de R$ 47 milhões para comprar uniformes escolares

Notícias mais lidas agora

Prefeito de Terenos comprou imóveis e empresas com dinheiro de propina, diz Gaeco

salário

Eduardo Riedel antecipa para setembro primeira parcela do 13º aos servidores

ana portela relatório

Relatório final da CPI do Consórcio Guaicurus foi aprovado por unanimidade, diz vereadora

dnit casas terras terra prefeitura centro construção obras contrato

Com bolsas de até R$ 1,7 mil, construtora abre vagas de estágio em Campo Grande

Últimas Notícias

Polícia

VÍDEO mostra detento sendo executado por dupla na Gameleira em Campo Grande

José saia para trabalhar quando foi executado

Trânsito

Motociclista morre ao bater de frente contra caminhão na BR-262 em Três Lagoas

Pista ficou parcialmente interditada

Esportes

Djokovic se muda para a Grécia em meio a tensões e acusação de ‘traição’ pelo governo da Sérvia

Tensões começaram no final de 2024

Polícia

Executado a tiros na saída da Gameleira participou de sequestro de motorista de aplicativo

José foi executado com pelo menos seis tiros