Pular para o conteúdo
Política

Projeto centraliza na PGE-MS representação de autarquias e funções gratificadas

No pacote de propostas encaminhados pelo governo do Estado de Mato Grosso do Sul a menos de um mês do recesso legislativo à Assembleia, consta também o Projeto de Lei Complementar que quer centralizar na PGE-MS (Procuradoria-Geral do Estado) a representação da Administração Indireta e de funções gratificadas na carreira. De acordo com o texto, […]
Arquivo -
(Divulgação)
(Divulgação)

No pacote de propostas encaminhados pelo governo do Estado de a menos de um mês do recesso legislativo à Assembleia, consta também o Projeto de Lei Complementar que quer centralizar na PGE-MS (Procuradoria-Geral do Estado) a representação da Administração Indireta e de funções gratificadas na carreira.

De acordo com o texto, a proposta visa a ‘tornar mais claras’ as situações em que a Procuradoria-Geral do Estado poderá autorizar a não propositura, a abstenção ou a desistência de medidas judiciais, especialmente, quando o valor do proveito econômico pretendido pelo autor for inferior ao custo de movimentação da máquina judiciária.

Presidente da APEP-MS (Associação dos Procuradores de Entidades Públicas de MS), Valquíria Duarte diz que o principal ponto do projeto é a mudança da estrutura, com possibilidade de esvaziar a competência de representação judicial das entidades. “Isso tudo com um simples ato do procurador-geral”. Atualmente, a competência é do governador do Estado.

Outro trecho do projeto enviado pelo Estado aos deputados prevê que a Procuradoria-Geral também possa modificar a quantidade de funções gratificadas dentro do órgão. Segundo Executivo, as mudanças só seriam feitas desde que não haja aumento de despesa.

Alterações relacionadas a retirar designação do Corregedor-Geral Adjunto e também definir novas competências para “fiscalizar as atividades funcionais de todos os servidores vinculados ao controle administrativo e à coordenação técnico-jurídico e funcional da Procuradoria-Geral do Estado, de forma a propiciar um maior controle e uma mais efetiva na atividade jurídica da Administração Pública Direta e Indireta do Estado, evitando-se interpretações controversas sobre as legislações que tratam da matéria”, completa o Executivo.

Na mensagem endereçada ao presidente da Assembleia, deputado (PSDB), o Governo defender que nenhum aumento de despesa ou benefício adicional à carreira estão previstos no projeto.

O que diz a PGE

Em nota encaminhada ao Jornal Midiamax nesta tarde, a PGE afirma que não haverá alteração da representação da administração pública indireta. “O que, se aprovado, existirá é a possibilidade de representação concorrente pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE) com a emissão de ato pelo Procurador-Geral do Estado especificando a entidade, o assunto e os limites da representação.”

A procuradoria afirma, ainda, que ações que hoje cabem ao governador poderão passar a ser de responsabilidade do Procurador-Geral do Estado, caso haja aprovação do projeto. “Ao PGE já compete a orientação, coordenação e supervisão do sistema judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul, consoante artigo 8º, I, da lei citada”, completa a procuradoria.

(Matéria editada às 16h38 para acréscimo de informação)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com foco em assistência social, Mesa de Negociação de Campo Grande realiza primeira reunião

Alems autoriza concurso público com vagas para ensino médio e superior

Aquidauana sedia 2ª etapa dos Jogos Abertos de MS; confira a programação

Incêndio retorna a terreno no Jardim Seminário e moradores lamentam recorrência

Notícias mais lidas agora

Após reportagem, promotor de Nova Alvorada manda depoimento de servidor para delegacia

Segundo dia: julgamento de Bolsonaro no STF avança e será retomado na próxima semana

VÍDEO: adolescente fica em estado gravíssimo ao ser atropelado no Monte Castelo

assomasul diretoria

Assomasul irá pagar quase R$ 6,5 milhões por capacitação de servidores

Últimas Notícias

Brasil

Tarifa social de energia elétrica é aprovada em comissão do Congresso

O texto isenta famílias de baixa renda da conta de luz em casos de baixo consumo

Polícia

Atirador em moto dispara nove vezes contra casal em Gol no Aero Rancho

A Polícia Militar foi acionada e a Polícia Civil apura o caso

Trânsito

VÍDEO: adolescente fica em estado gravíssimo ao ser atropelado no Monte Castelo

Jovem foi levado pelos Bombeiros para atendimento

Polícia

Jornalista é acusado de estuprar menino de 11 anos em Campo Grande

O suspeito é acusado de oferecer bebidas, comidas, jogos de videogame e piscina para 'conquistar' os menores de idade