Pular para o conteúdo
Política

Projeto centraliza na PGE-MS representação de autarquias e funções gratificadas

No pacote de propostas encaminhados pelo governo do Estado de Mato Grosso do Sul a menos de um mês do recesso legislativo à Assembleia, consta também o Projeto de Lei Complementar que quer centralizar na PGE-MS (Procuradoria-Geral do Estado) a representação da Administração Indireta e de funções gratificadas na carreira. De acordo com o texto, […]
Arquivo -
(Divulgação)
(Divulgação)

No pacote de propostas encaminhados pelo governo do Estado de a menos de um mês do recesso legislativo à Assembleia, consta também o Projeto de Lei Complementar que quer centralizar na PGE-MS (Procuradoria-Geral do Estado) a representação da Administração Indireta e de funções gratificadas na carreira.

De acordo com o texto, a proposta visa a ‘tornar mais claras’ as situações em que a Procuradoria-Geral do Estado poderá autorizar a não propositura, a abstenção ou a desistência de medidas judiciais, especialmente, quando o valor do proveito econômico pretendido pelo autor for inferior ao custo de movimentação da máquina judiciária.

Presidente da APEP-MS (Associação dos Procuradores de Entidades Públicas de MS), Valquíria Duarte diz que o principal ponto do projeto é a mudança da estrutura, com possibilidade de esvaziar a competência de representação judicial das entidades. “Isso tudo com um simples ato do procurador-geral”. Atualmente, a competência é do governador do Estado.

Outro trecho do projeto enviado pelo Estado aos deputados prevê que a Procuradoria-Geral também possa modificar a quantidade de funções gratificadas dentro do órgão. Segundo Executivo, as mudanças só seriam feitas desde que não haja aumento de despesa.

Alterações relacionadas a retirar designação do Corregedor-Geral Adjunto e também definir novas competências para “fiscalizar as atividades funcionais de todos os servidores vinculados ao controle administrativo e à coordenação técnico-jurídico e funcional da Procuradoria-Geral do Estado, de forma a propiciar um maior controle e uma mais efetiva na atividade jurídica da Administração Pública Direta e Indireta do Estado, evitando-se interpretações controversas sobre as legislações que tratam da matéria”, completa o Executivo.

Na mensagem endereçada ao presidente da Assembleia, deputado (PSDB), o Governo defender que nenhum aumento de despesa ou benefício adicional à carreira estão previstos no projeto.

O que diz a PGE

Em nota encaminhada ao Jornal Midiamax nesta tarde, a PGE afirma que não haverá alteração da representação da administração pública indireta. “O que, se aprovado, existirá é a possibilidade de representação concorrente pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE) com a emissão de ato pelo Procurador-Geral do Estado especificando a entidade, o assunto e os limites da representação.”

A procuradoria afirma, ainda, que ações que hoje cabem ao governador poderão passar a ser de responsabilidade do Procurador-Geral do Estado, caso haja aprovação do projeto. “Ao PGE já compete a orientação, coordenação e supervisão do sistema judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul, consoante artigo 8º, I, da lei citada”, completa a procuradoria.

(Matéria editada às 16h38 para acréscimo de informação)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Morre em confronto homem que matou esposa com facada na nuca

Com risco de desmoronamento, PRF interdita BR-267 entre Jardim e Porto Murtinho

Chuva de meteoros Líridas ficará mais intensa nos próximos dias

VÍDEO: carros ficam destruídos em colisão no Tiradentes

Notícias mais lidas agora

Morre em confronto homem que matou esposa com facada na nuca

Chuva ameniza e encenação da Paixão de Cristo reúne fiéis em Comunidade das Moreninhas

Com risco de desmoronamento, PRF interdita BR-267 entre Jardim e Porto Murtinho

Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil

Últimas Notícias

Sérgio Cruz - O dia na história

1953 – Inaugurada a estação ferroviária de Ponta Porã

Entrega de ramal proporcionou povoamento de regiões isoladas por imigrantes de diversas regiões.

Charge

Banquete de Páscoa

Cotidiano

VÍDEO: muro que ameaçava cair desaba sobre ponto de ônibus na Vila Sobrinho

No ponto havia uma placa com o aviso de desativado

Trânsito

Motorista é socorrido em forte colisão com capotamento na Afonso Pena

Cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua Espírito Santo