Pular para o conteúdo
Política

PGJ se reúne com Associação do MP para discutir emenda que centraliza investigações

O Procurador-Geral de Justiça Paulo Cézar dos Passos esteve reunido na tarde desta terça-feira (12) com o presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP) para discutir as medidas que serão tomadas a respeito da emenda assinada por 18 deputados estaduais proibindo promotores de Justiça de conduzirem investigações envolvendo agentes públicos d...
Arquivo -
PGJ se reúne com Associação do MP para discutir emenda que centraliza investigações
Prédio da Procuradoria-Geral de Justiça, no Parque dos Poderes (Foto: Assessoria MP-MS)

O Procurador-Geral de Justiça Paulo Cézar dos Passos esteve reunido na tarde desta terça-feira (12) com o presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP) para discutir as medidas que serão tomadas a respeito da emenda assinada por 18 deputados estaduais proibindo promotores de Justiça de conduzirem investigações envolvendo agentes públicos detentores de foro privilegiado.

Conforme apurado pelo Jornal Midiamax, a emenda dos parlamentares surpreendeu a categoria. Os próprios promotores acionaram então a ASMMP informando do ocorrido e solicitando providências. Durante a tarde, o assunto foi tratado com o procurador-geral de Justiça.

Foro privilegiado

Uma emenda ao projeto de Lei Complementar 001/2019, apresentado pelo MP-MS (Ministério Público Estadual), quer proibir o PGJ (Procurador-Geral de Justiça) de delegar atribuições, centralizando no gabinete do chefe do órgão as investigações que podem implicar autoridades protegidas por foro privilegiado.

O projeto, encaminhado em fevereiro deste ano pelo procurador-geral de Justiça, Paulo Cézar dos Passos, modifica o anexo da Lei Complementar nº 72, de 18 de janeiro de 1994 (Lei Orgânica do MP-MS) pedindo a transformação de cinco cargos de promotor de Justiça de primeira entrância em cargos de promotor de segunda entrância, e criando mais cinco cargos de promotor de segunda entrância, além de outros cinco de entrância especial.

Com a emenda apresentada pelos deputados, a Lei Complementar passaria também a limitar a autonomia do PGJ para distribuir o poder de investigar casos que possam afetar políticos e agentes públicos com foro privilegiado.

Os parlamentares alegam, contudo, que estão somente corrigindo uma “brecha” na Lei Orgânica do MP-MS. A “brecha” em questão faz referência à Portaria 772/2010, que delegou aos membros do Ministério Público de primeiro grau competência para promover inquéritos civis e ações civis públicas que seriam originalmente de competência do Procurador-Geral de Justiça. A Portaria é de autoria do ex-PGJ Paulo Alberto de Oliveira, que depois foi indicado desembargador no TJMS.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Atlético abre 2 a 0, joga com um a mais e cede empate ao Bolívar na Sul-Americana

Homem é executado a tiros na frente da esposa em Dourados

Botafogo cede empate ao Mirassol após abrir 3 a 0 e torcida vaia time e Ancelotti

VÍDEO: Micro-ônibus fica destruído por incêndio na BR-262

Notícias mais lidas agora

João Resende, do Consórcio Guaicurus, foi indiciado por repasse de R$ 32 milhões a ‘empresa-irmã’

Promotor do MPMS denunciado por ‘amolecer’ investigação contra prefeito estica inquérito por mais um ano

Atingidos a tiros por dupla em moto, um fica ferido e outro em estado grave na Nhanhá

Palmeiras faz 1º tempo primoroso, some no 2º, mas ganha do River Plate na Libertadores

Últimas Notícias

Esportes

Quarteto paulista vai às quartas de final da Copa do Brasil Feminina

Corinthians foi o primeiro a se garantir nas quartas de final

Brasil

Câmara aprova urgência para projeto de anistia

O resultado foi bastante comemorado por deputados a favor do projeto

Trânsito

Acidente entre carretas deixa um morto na MS-320

O veículo que vinha logo atrás não conseguiu frear a tempo

Colunas

Desembargadora é indicada pelo STF para compor CNJ

A desembargadora integra a 5ª Câmara Cível