Pular para o conteúdo
Política

PEC analisada no Senado quer limitar dois senadores por Estado

Uma PEC (Proposta de emenda à Constituição) que foi apresentada no Senado Federal quer diminuir de 81 para 54 senadores atuando na Casa de Leis. Segundo o projeto, cada Estado poderia ter apenas dois parlamentares, com isso, Mato Grosso do Sul que hoje conta com três, deixaria de eleger um representante. A PEC 12/2019 é […]
Arquivo -
Em votação simbólica
Em votação simbólica
PEC analisada no Senado quer limitar dois senadores por Estado
(Foto: Minamar Junior)

Uma PEC (Proposta de emenda à Constituição) que foi apresentada no Senado Federal quer diminuir de 81 para 54 senadores atuando na Casa de Leis. Segundo o projeto, cada Estado poderia ter apenas dois parlamentares, com isso, Mato Grosso do Sul que hoje conta com três, deixaria de eleger um representante.

A PEC 12/2019 é de autoria do senador Alvaro Dias (Podemos-PR) e aguarda escolha de relator na CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania).

A proposta altera o artigo 46 da Constituição Federal para estabelecer que cada Estado e o Distrito Federal elegerão apenas dois senadores. Hoje, todos os Estados têm direito a três cadeiras. Por Mato Grosso do Sul atuam (MDB), (PSL) e (PSD).

Apesar das mudanças, o mandato de 8 anos não foi alterado na proposta de Alvaro Dias. A PEC também garante a manutenção dos mandatos dos senadores já em exercício se a proposta for aprovada. (Com assessoria)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ônibus do Consórcio Guaicurus ‘some’ pelo 3° dia e servidores se atrasam para o trabalho

Soroterapia e até ‘tratamento para autismo’ via retal viram armadilhas perigosas em Campo Grande

Riedel decreta projeto de PPP do HRMS para ampliar leitos e modernizar hospital

Professora de Dourados é investigada em operação que investiga movimentação de mais de R$ 1 bi

Notícias mais lidas agora

consórcio guaicurus

Ônibus sucateados: situação da frota do Consórcio Guaicurus é pior que a média brasileira

AO VIVO: STF tem 2º dia de julgamento de Bolsonaro e outros réus

Em Nova Alvorada, promotor do MPMS é alvo de denúncia por suspeita de ‘aliviar’ para prefeito

Governo de MS abre edital para selecionar projetos de promoção de destinos turísticos locais

Últimas Notícias

Polícia

Homem agride companheira, mantém em cárcere privado e é preso em Coxim

Autor ainda vai responder por ameaça, injúria e até estupro

Cotidiano

Três jornalistas do Midiamax lideram pódio do 12° Prêmio Sebrae de Jornalismo

Matéria especial sobre mulheres do agro levou o Midiamax ao 2° lugar

Transparência

Agesul homologa licitação de R$ 1,4 milhão para construção de pista de skate nas Moreninhas

Empresa Trevo Engenharia venceu a licitação para construção de pista de skate, vestiários e sanitários do bairro das Moreninhas

Variedades

Essa moda pega? Humorista cria empresa que xinga patrões de maneira anônima

Nos Estados Unidos, comediante lançou um serviço para que pessoas frustradas com o próprio chefe possam xingá-lo anonimamente; veja